FMZ A Rádio
da Família

15 mil podem perder emprego por causa da gripe aviária

Ganhou as páginas da imprensa da capital: Representantes dos avicultores capixabas reúnem-se hoje com o secretário estadual de Agricultura, César Colnago, para discutir as exigências do Plano de Prevenção da Influenza (gripe aviária), adotadas pelo Ministério da Agricultura. Os avicultores se dizem prejudicados e querem um prazo maior para atender às mudanças no transporte de aves vivas.

Segundo o presidente da Associação dos Avicultores do Espírito Santo- Aves, Antônio Venturim, se não houver um prazo- de três anos pelo menos- para que o setor possa se adaptar às exigências, cerca de 100 produtores terão que encerrar suas atividades, e poderá haver a redução de 15 mil empregos diretos e indiretos. Uma fonte da Rádio FMZ que participou da reunião confirmou esta informação.

De acordo com determinações do Ministério da Agricultura e com a portaria da Seag, a comercialização de aves vivas para outros Estados só pode ser feita para abatedouros que tenham o selo de inspeção federal ou estadual. Hoje, os avicultores capixabas vendem 60% da produção dos frangos para outros Estados, que são transportados vivos.

Outro problema, apurou a reportagem, é o abate de aves de postura, que são descartadas pelas granjas quando a produção de ovos é reduzida. Hoje essas aves, mais de 100 mil por semana, são comercializadas vivas, principalmente nas feiras livres. A legislação determina o abate em frigoríficos.

O presidente do Idaf, Paulo Sérgio de Azevedo, disse que as medidas estão em discussão desde 2001. Numa reunião marcada para às 14h, o secretário Colnago poderá tomar decisão com respeito ao trânsito de aves dentro do Estado.

Para outros Estados, entretanto, a lei é federal e a Seag não terá como fazer mudanças. Quanto à ampliação do prazo para o cumprimento das exigências, a decisão vai ser tomada pelo secretário.

A solução mais difícil parece ser para o abate das aves de postura, porque não existem frigoríficos específicos para atender a esta demanda.

Confira a cobertura completa na próxima edição do Jornal “O Noticiário”- O Jornal das Montanhas Capixabas.

Confira mais Notícias

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova

Incaper

Tecnologias ajudam agricultores na produção de cafés especiais e sustentáveis

Agricultura

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova

Crescimento

Exportações do agronegócio capixaba alcançam R$ 8,25 bilhões em dez meses

Prêmio

Conheça os finalistas do leilão de cafés tardios de qualidade de Venda Nova

Valor das aplicações de crédito rural no ES bate recorde nos quatro primeiros meses do plano safra 2023/2024

Internacional

Cafés capixabas vencem as duas categorias do prêmio Coffee of the Year 2023

Venda Nova orienta a população com medidas protetivas contra a gripe aviária