* Por Leandro Fidelis
A Agência Nacional de Aviação Civil- Anac ficou de liberar, nos próximos 60 dias, um parecer técnico sobre áreas nas regiões Norte e Serrana do Espírito Santo que disputam a localização de aeroportos. No mês passado, uma equipe da Anac esteve no Estado a convite do governador Paulo Hartung.
Segundo a assessoria do governador, durante uma semana dois engenheiros, um arquiteto e outro técnico da Agência analisaram áreas em Alto Caxixe (Venda Nova), Pedra Azul e Aracê (Domingos Martins) e Barra de São Francisco, no Norte; para a construção de dois aeroportos.
A princípio, o objetivo é viabilizar vôos particulares para essas regiões, atualmente sede de importantes eventos empresariais, sociais e do agronegócio e de empreendimentos turísticos.
No entanto, a dimensão dos aeroportos, cujos projetos o governo iniciou há cerca de nove anos, vai depender do estudo da Anac. Após o parecer, o governo deve articular a iniciativa privada e o poder público para iniciar as obras. O Brasil agradeceria se esta fosse a solução para o atual apagão aéreo no país.
* Publicada em 10/04/2007