* Por Leandro Fidelis
Uma menina caracterizada como a índia personagem principal de Diamantes de Sangue recebe os visitantes num dos estandes da 2ª Feira do Livro e 1ª Feira da Cultura. O espaço, inteiramente dedicado ao romance do autor Messias de Barros, é uma mostra do destaque que a Secretaria de Educação e Cultura de Venda Nova está dando no evento aos escritores locais.
A Feira começou ontem e vai até domingo no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão. Centenas de pessoas, na maioria estudantes, já passaram pelo local. A programação conta com oficinas artísticas, brincadeiras recreativas e sessões de contação de histórias (Confira no link de eventos).
Messias e outros escritores tiveram suas obras publicadas graças ao projeto de incentivo à leitura e à produção local da Secretaria. Diamantes de Sangue, seu primeiro livro, já está na 2ª edição e conta a história de índios e garimpeiros em Rondônia, baseando-se em fatos reais, segundo o autor. No estande, o público pode comprar o livro e ver uma maquete de uma aldeia indígena. Alef Vitalino, 12, aluno da escola de Mata Fria, olhava atento cada detalhe da réplica.
Em outro estande, além da exposição da Biblioteca Municipal, os visitantes têm acesso a outras publicações lançadas pelo projeto da Prefeitura. Dentre elas, Sementes de Poesias e Memórias da Nossa História, escrita por alunos do ensino fundamental do município, Um Atalho para o Céu, de Jaqueline Bicalho Mazocco; e Florestas Musicais, do poeta Israel Dias Klein. Os lançamentos foram ontem à noite.
Música e balé
Quem for logo mais ao Polentão vai conferir duas apresentações inéditas na cidade. Logo após a capoeira, às 20h, sobe ao palco a Camerata Musical do Espírito Santo, com uma apresentação de música clássica. Em seguida, está prevista a performance do Corpo de Baile da Ilha, da Associação Comunitária do ES- Aces. O grupo experimental de balé foi criado pela Aces em abril de 2006 e é composto por 20 jovens bailarinos de bairros carentes da Grande Vitória.
* Publicada em 12/04/2007