Planejar as ações e prioridades do setor avícola capixaba para os próximos anos. Esse foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta terça-feira (11) na sede da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo- Aves em Marechal Floriano.
A idéia é definir o plano da Gestão Estratégica Orientada para Resultados- Geor da avicultura. Estiveram presentes na reunião a gestora do projeto avicultura do Sebrae/ ES, Letícia Toniato Simões, o consultor Anselmo Buss Junior e representantes da avicultura do estado.
Já para definir o Geor da suinocultura, foi realizada dia 12, no Sebrae/ES, às 14h, uma reunião com representantes da instituição e do setor capixaba. Um dos principais pontos que será trabalhado no Geor da suinocultura é a comercialização e a produção de novos cortes da carne.
No setor avícola, a criação de uma central de informações com dados de fornecedores, compradores e prestadores de serviço, ajustes dos municípios quanto o cadastramento de abatedouros, inspeção dos estabelecimentos e a criação de uma central de compras de insumos foram os principais assuntos discutidos.
Para o consultor do Sebrae/ES, Anselmo Buss Junior, a organização dos dois setores facilitarão a execução dos trabalhos. A avicultura e a suinocultura capixaba servirão de exemplo para os demais setores do agronegócio capixaba. As atividades estão em um patamar superior em relação a organização, informou Buss.
O secretário executivo da Aves e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo- Ases, Nélio Hand, acredita que os associados participarão efetivamente da execução dos trabalhos. Com certeza o Geor trará muitos benefícios para esses dois importantes setores da economia capixaba. A participação dos associados nesse trabalho é fundamental para o avanço continuo das atividades, afirma Hand.
As próximas reuniões estão programadas para o mês de fevereiro de 2008. Na ocasião, serão apresentadas as prévias do plano de trabalho do Geor para os dois setores.
* Fonte: Assessoria Aves e Ases