Por Leandro Fidelis
Ontem (28), na sessão da Câmara de Venda Nova, os vereadores lembraram o Dia do Voluntariado prestando homenagens às associações do município. Na ocasião, as presidentes das Voluntárias do Hospital Padre Máximo- HPM e da Apae receberam votos de louvor e congratulações pelos serviços prestados à comunidade.
O presidente da Casa, Marco Grillo- PSDB, citou várias ocasiões em que o trabalho gratuito foi e continua sendo importante para o progresso do município. Dentre os quais, a Festa da Polenta, que reúne 800 voluntários; e a Pastoral da Saúde. Que todos os voluntários sintam-se homenageados. O trabalho voluntário faz parte do nosso dia-a-dia.
O vereador Alberto Falqueto- PDT destacou que o voluntariado é uma tradição que começou na colonização de Venda Nova, quando os cafeicultores ajudavam os vizinhos com a colheita atrasada. Está no nosso sangue e as gerações mais novas estão adquirindo esses valores, disse.
Para a vereadora e voluntária da Associação Pró-HPM, Eunice Caliman- PV, o voluntariado qualifica o município. Venda Nova está recheada de trabalho voluntário. Isto nos dignifica. O voluntário sente-se a pessoa mais feliz porque está se doando. Ele tem um conceito mais aprofundado do papel do indivíduo na sociedade, disse fazendo referências a um texto.
Com a entrega de placas, a Câmara homenageou todos os voluntários do município através de Ludmila Altoé, presidente das Voluntárias do HPM; e Theresinha Mognhol, presidente das Voluntárias da Apae. É muito gratificante. Quem ainda não é voluntário deveria ser, disse Theresinha.
Anos de dedicação
As Voluntárias do hospital estão completando 28 anos neste mês de agosto com dedicação exclusiva à causa social. Cerca de 125 mulheres dedicam uma parte de seu tempo aos mais necessitados e, desta forma, estão melhorando a qualidade de vida da comunidade vendanovense.
No próximo sábado (1º), às 9h, a entidade inaugura o segundo pavimento de sua sede, onde também vai funcionar o escritório do Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS.
Já a Associação de Voluntárias da Apae é uma instituição civil sem fins lucrativos que há mais de 16 anos presta importantes serviços em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Venda Nova.