Cemitério constrange às vésperas de Finados

•Por Leandro Fidelis

A poucos dias de Finados, o Cemitério Padre Emílio, em Venda Nova não está preparado para receber os visitantes no feriado de 2 de novembro. Crânios e outros ossos expostos nos túmulos verticais e lixo acumulado rente ao muro deixam o local em estado caótico.

O assunto mais uma vez foi discutido na Câmara Municipal, na sessão do último dia 16. O vereador Cloves de Souza- PSB lembrou que uma indicação pedindo melhorias no cemitério foi aprovada em abril, mas até agora a Prefeitura não tomou providências.

Constam na solicitação ordenamento e uniformização das placas, tratos periódicos com a grama, instalação de som e disponibilização de um toldo na Capela Mortuária e ainda providenciar um local apropriado para depósito dos restos mortais dos corpos transferidos do antigo cemitério.

Diante da repercussão na Câmara, a reportagem da FMZ foi até o Padre Emílio e o que viu confirma a constatação dos vereadores. O longo período de estiagem também deixou o gramado seco, tornando a paisagem nada agradável, embora algumas famílias enfeitem as sepulturas com flores e coroas.

“O cemitério é um espaço que congrega todas as famílias, independente de denominações religiosas, culturais ou políticas. Além dos rituais de sepultamento, em dias de chuva ou de sol recebe milhares de visitantes e as melhorias vão proporcionar ao local estética agradável”, diz o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB.

Zelo

Afinal, a quem cabe o cuidado com as sepulturas do Cemitério Padre Emílio? O prefeito Braz Delpupo disse desconhecer a situação precária do local e afirma ser responsabilidade do responsável contratado pela Prefeitura a sua manutenção. “Não podemos pagar outro funcionário se já tem alguém contratado para isso”.

O coveiro Jair Brioschi, nesta função desde a inauguração do Padre Emílio em 1986, afirmou que seu salário é de trabalhador braçal, e não de zelador, o que não o obrigaria a fazer a manutenção do cemitério.

“Minha mulher Norma Falqueto, morta em 2002, cuidava das sepulturas por conta própria porque gostava de ver o cemitério arrumado. Poucas famílias se interessam em limpar, roçar”, disse.

O prefeito Braz Delpupo disse que visitará o local para tomar as providências cabíveis.

Confira mais Notícias

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro

Venda Nova registra a temperatura mais fria do ano nesta quinta-feira (12)

Feira de adoção de cães e gatos acontece neste sábado (14) em Venda Nova

Ifes Venda Nova realiza mais uma edição da Feira de Empreendedorismo

Aos 90 anos, Alcoólicos Anônimos têm maior participação feminina