FMZ A Rádio
da Família

Chove, mas não molha

* Por Leandro Fidelis

A chuva forte na madrugada de quinta trouxe alegria, um pouco de verde à paisagem e até evitou uma catástrofe maior, apagando o incêndio na mata ao redor de São Roque. Mas não foi o suficiente para abaixar a poeira e aumentar a umidade do ar em Venda Nova.

Faz muito calor e agricultores e religiosos continuam pedindo as bênçãos de “São Pedro”. Nos últimos dias, ameaçou chover, mas não passou de garoa fina. De acordo com o Instituto Climatempo, amanhã a previsão é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

O Sistema de Informações Agrometeorológicas do Incaper divulga em seu site um mapa mais completo da climatologia de outubro a novembro para o Espírito Santo. Segundo as previsões, o trimestre é marcado pelo aumento gradual na ocorrência de precipitações, atingindo os máximos em novembro ou dezembro.

A precipitação total média neste mês alcança entre 110 e 150 mm na região Leste, 70 e 130 mm na Noroeste, 30 e 110 mm na Sudoeste e 70 e 110 mm na Região Oeste. Em novembro, normalmente o mês mais chuvoso da estação, com totais de até 240 mm na região Litorânea do Estado, entre 160 e 200 mm na Noroeste, 180 e 220 mm na região Sudoeste e entre 180 e 220 mm na região Oeste.

Em dezembro, os maiores quantitativos de chuva deverão ocorrer no Sul do Estado, variando entre 160 e 290 mm e os menores quantitativos devem variar entre 140 e 200 mm ao Norte.

Durante este período, as frentes frias começam a avançar com maior freqüência na Região Sudeste do país, causando instabilidade atmosférica, que favorecem a formação de nuvens de chuva.

As temperaturas apresentam comportamento de elevação gradativa, com máximas em torno dos 32ºC e temperaturas mínimas de 13ºC na Região Serrana e máxima de 34ºC e mínima de 20ºC nas demais regiões capixabas.

A previsão para os próximos meses é de que as chuvas no Espírito Santo deverão situar-se abaixo da média histórica, com 40% de probabilidade para que ocorram chuvas abaixo da normalidade, 35% para valores dentro da média 25% para acima da média. Em relação às temperaturas, a tendência é que se situem acima da média histórica.

Confira mais Notícias

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´

Prefeitura de Venda Nova abre processo de seleção de estagiários