FMZ A Rádio
da Família

Doação de medula óssea: jovem com leucemia comove comunidade

•Por Leandro Fidelis

Um jovem com leucemia, uma comunidade sensibilizada, uma esperança. A campanha para arrumar doadores de medula óssea compatível com a de Adilson Baldo Andreão (24) mobiliza Venda Nova e região.

Amanhã, das 8 às 16h, a unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo- Hemoes estará na cidade para coletar sangue. O atendimento será no pátio da rodoviária (saiba abaixo como participar).

Panfletagem, faixas, outdoors, rádios, Orkut e o simples boca-a-boca tornaram o drama de Adilson conhecido até na Grande Vitória. Elisete Cassaro, amiga da família, disse que a campanha foi divulgada em faculdades na capital e um ônibus trará doadores de Castelo para a sede do Hemoes.

Em Venda Nova, amigos e parentes aguardam dezenas de voluntários amanhã. “Os moradores são solidários e mostram boa vontade nessas horas. Conseguimos até apoio para a impressão do material e carro de som”, afirma a auxiliar contábil Graciele Pagio, outra amiga envolvida na mobilização.

Luta

Adilson Andreão descobriu a doença em maio do ano passado. Desde então, vinha superando-a com medicamentos e sessões de quimioterapia. De acordo com familiares, recentemente o quadro de saúde se agravou e a única esperança é o transplante.

“A família Andreão fez o teste, mas deu negativo. Quanto mais doadores registrados, maior a chance de encontrar um compatível”, disse o vereador Chico Foleto- PSB, na sessão da Câmara da última terça. Outros vereadores também fizeram um apelo.

Comovida com o caso, a administradora Vanessa Tavares vai se cadastrar amanhã. “Não custa nada fazer para ajudar alguém que está lutando pela vida. A gente nunca sabe se vamos precisar um dia”.

A medula óssea é a matriz do sangue que contém as células que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Ela está localizada na parte interna dos ossos, o que nós conhecemos como “tutano do osso”.

Para o teste, coleta-se apenas 10ml de sangue. Como na doação de sangue, as células se refazem rapidamente. Todo o material pertencerá ao Banco da Dados do Hemoes, já que muitos pacientes no Estado esperam um doador compatível.

Para doar, os requisitos são:

– Ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde;

– Fornecer sua identidade e endereço;

– Se for doador compatível, outros testes sangüíneos serão necessários;

– Se a sua compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir sobre a doação;

– Se você optar pela doação, receberá mais informações e será avaliado por um clínico

Locais para cadastramento de doadores de medula óssea:

Centro de Hemoterapia e Hematologia do ES- Hemoes

Av. Marechal Campos, 1.468- Maruípe- Vitória

CEP.: 29.040-090

Tel.: (27) 3137-2438/2444

Horário de coleta: de 2ª à 5ª feira, das 7h ás 18h30

6ª feira, das 7 às 12h

Sábado, das 7 às 18h30

Confira mais Notícias

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´

Prefeitura de Venda Nova abre processo de seleção de estagiários