FMZ A Rádio
da Família

Festa da Polenta: 26 mil em 3 dias

Os três dias da 28ª Festa da Polenta, em Venda Nova, contaram com um público de cerca de 26 mil, segundo estimativas da Associação Festa da Polenta- Afepol. O evento começou sexta e foi até domingo no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”.

A chuva do fim de semana não tirou o brilho da maior festa da cultura italiana no Espírito Santo. Muito pelo contrário. O público (moradores e turistas) curtiu atrações das mais variadas, desde a música até passeios a cavalo.

Sem contar as inovações: teve tombo da polenta à noite, desfile e corte do queijo gigante e uma Casa da Nonna e um Paiol do Nonno muito procurados por causa dos shows de concertina e degustação de cachaça e lingüiça, respectivamente.

O presidente da Afepol, Tarcísio Caliman, disse que as atrações procuram resgatar os costumes dos imigrantes italianos, colonizadores de Venda Nova. Um exemplo é o Paiol do Nonno, onde se pode debulhar milho. “Nós do interior convivemos com isso, mas quem mora em cidade grande vê a vida na roça com outros olhos, como atração turística”.

A programação começou com entrega da “Comenda Padre Cleto Caliman” e desfile de eleição da Rainha e terminou com o forró de Os Carreteiros. Durante esses dias, mais de 700 voluntários se doaram para o trabalho na cozinha, no bar, na limpeza e organização em geral. O voluntariado é o maior orgulho da comunidade e a marca da Festa da Polenta.

Nos próximos dias, uma assembléia decidirá a distribuição dos recursos do evento para as entidades filantrópicas locais.

Fernanda Altoé é a nova rainha

A estudante Fernanda Zandonade Altoé, 18, é a mais nova representante da cultura italiana de Venda Nova. Depois de mostrar desenvoltura e simpatia para os jurados, foi eleita Rainha da Festa da Polenta. Tarciana Brambilla Bernabé e Fernanda Vazzoler Caliman são as 1ª e 2ª princesas, respectivamente. Ao todo dez candidatas concorreram ao título. Uma curiosidade sobre a rainha e a 2ª princesa, além do mesmo nome, é que ambas são sobrinhas-netas de padre Cleto Caliman, criador da Festa.

Ragazzi grava DVD e confirma preferência

Sempre esperados na Festa, o grupo sulino Ragazzi Dei Monti gravou um DVD ao vivo durante o evento. Com um repertório folclórico e romântico italianos, os músicos contagiaram uma multidão nas duas apresentações, uma no sábado e outra no domingo. O casal de vocalistas mais uma vez deru um show à parte.

– O vendanovense Toni Boni, por sua vez, lançou seu 2º CD na ocasião da Festa. Os exemplares de “Il Ballo Dei Nonni- vol.2” foram vendidos no Centro de Eventos e estão nas lojas especializadas e pontos turísticos de Venda Nova. A vocalista Solange mostrou talento nas apresentações, sempre na hora do almoço.

Sucesso de Sérgio Reis durante o ‘tombo’

Um dos momentos mais empolgantes da 28ª Festa da Polenta foi na noite de sábado. O cantor Sérgio Reis, que se apresentava no palco “concha”, deixou o local e foi até a panela gigante para acompanhar o tombo da polenta. Para delírio dos fãs, o sertanejo cantou seu maior sucesso: “[i]Panela Velha[/i]”. Fontes próximas à organização da Festa garantem que o cantor prometeu voltar a Venda Nova no próximo ano, independente de se apresentar no evento.

* Publicada em 17/10/2006

Confira mais Notícias

Cultura

Venda Nova reabre prazos para inscrição projetos na Lei Paulo Gustavo

Venda Nova

Tarcísio Caliman é eleito presidente da Festa da Polenta para o próximo biênio

Cultura

Venda Nova lança editais com mais de R$ 250 mil para o segmento cultural

Cultura

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante define calendário de eventos para 2024

Música autoral

Makson Côra lança nova composição durante show nesta sexta-feira (13)

Festa da Polenta é declarada patrimônio imaterial do ES

Entrada franca

“L’Itália Siamo Noi”: musical será reapresentado nesta sexta (13) na Festa da Polenta

É hoje!

Livro conta a história dos 45 anos da Festa da Polenta de Venda Nova