Por Leandro Fidelis
A organização da 3ª Festa do Galo Caipira recebe até o próximo domingo doações de galos e galinhas para o almoço do evento, no dia 26 de agosto. Os voluntários já iniciaram o abate das aves na cozinha da Igreja Matriz de Venda Nova.
A campanha Doe um Galo acontece um fim de semana antes da Festa, que visa resgatar a tradição sertaneja das famílias do interior do Brasil. O evento tem no pároco João Luiz seu principal divulgador e é todo feito com doações de moradores católicos. A renda deste ano será em benefício da construção da Igreja de São Francisco de Assis, na comunidade do Camargo.
Vai ter missa sertaneja, desfile de carros de boi, sorteios (confira programação abaixo) e, de última hora, o padre- um fã de galos de raça desde criança- inventou uma exposição de raças antigas. No galinheiro do sítio da Igreja, alguns animais estão sendo tratados para o dia no Centro de Eventos.
Na exposição, o público poderá ver galinha arrepiada, suruca, nanica, barbuda e um casal da raça índio gigante enviado por um goiano amigo do padre. Eles vieram na carreta do Zezinho Falqueto. Foram dois dias de viagem, conta orgulhoso.
Diário do Galo
Os bastidores da Festa do Galo Caipira são um capítulo à parte. O pároco até começou a escrever os episódios mais curiosos, como a da porca do sorteio que acabou comendo os próprios filhotes recém-nascidos.
A Rádio FMZ chegou a noticiar em abril deste ano (matéria no site: Vai ter porca na Festa do Galo) a novidade na programação. Na semana passada, ao constatar a tragédia, padre João foi até Batatinha, município de Ibatiba, e conseguiu outra porca parida para sortear.
Programação 3ª Festa do Galo Caipira
Tema: Antes que o Galo Cante, Vem e Segue-me!
25/08- Sábado
17h- Saída da Cavalgada do Galo em Vargem Grande
20h- Chegada dos cavaleiros no Centro de Eventos
24h- Encerramento
26/08- Domingo
9h- Desfile de carro de boi com a imagem de N.S Aparecida pelas ruas da cidade (Saída Fiat Cola)
10h- Missa Sertaneja no Centro de Eventos (será cantada em ritmo de moda de viola e animada pelo Coral Santa Cecília e pelos violeiros: Renato e Everaldo, Irmãos Brambilla, Vino e Machadinho e Alan)
11h30- Almoço típico (moda de viola com violeiros da região e leilões)
15h30- Sorteio beneficente de uma porca parida, uma choca com pintinhos, um quite do agroturismo (Tia Cacilda), um galo, um frango e um pato
16h- Show com Zé Mulato e Cassiano (viola raiz)
18h- Forró com Alan e Dezinho
21h- Encerramento