·Por Leandro Fidelis
Moradores com deficiência auditiva já não são mais estrangeiros no lugar onde vivem. Em Venda Nova, 25 pessoas participam do curso de Linguagem Brasileira dos Sinais- Libras, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Faveni. O objetivo é facilitar a vida dos surdos da comunidade, com mais pessoas sabendo se comunicar com esse código.
O grupo é formado por seis estudantes com surdez, familiares e profissionais da área educacional. O curso começou em outubro e vai até dezembro com o instrutor Cláudio Passabon, de Cachoeiro, formado na Federação Nacional de Surdos. Curiosamente o professor é deficiente auditivo, uma exigência para ministrar Libras.
E engana-se quem pensa ser difícil acompanhar a aula. Minha madrasta me convidou, eu gostei e vim participar, diz o estudante Edison Canal Júnior, de 12 anos, que não tem parentes com surdez.
O casal Luzimere e Edvaldo Rigamonte se inscreveu para ajudar a filha Thaís, de 13. O tratamento fonoaudiológico só focou na fala, por isso acho importante a Linguagem dos Sinais, constata a dona de casa.
Para a pedagoga Louise Brioschi, a escola ganha com profissionais que sabem Libras. Ela participa do curso para reintegrar um ex-aluno surdo. Traz muito crescimento profissional e segurança para trabalhar. Só receber o aluno é simples, difícil é integrá-lo na comunidade escolar.
A fonoaudióloga Geisa Zanoli compartilha da mesma opinião. Os alunos estão entendendo melhor as atividades que eu passo. O curso de Libras é um estímulo a mais, além do visual, auditivo e escrito, avalia.
De acordo com o coordenador Haroldo Deps, da Secretaria de Educação, a turma, depois de formada, vai treinar os professores do município no primeiro trimestre de 2008.
Deps afirma que antes do curso a alfabetização de surdos estava comprometida em Venda Nova. O surdo, quando não tem uma língua que possa se comunicar com outras pessoas, usa sinais particulares, comuns dentro de casa, mas nem sempre entendidos por outras pessoas. É preciso que ele tenha acesso ao curso de Libras para se comunicar em qualquer lugar do país, Haroldo Deps.
Serviço:
Curso de Linguagem Brasileira dos Sinais- Libras. Às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, nas dependências da Faveni. Mais informações.: (28) 3546-1147