Os canteiros floridos, um dos cartões postais de Venda Nova, são uma atração só para se ver de dia. Não existe iluminação especial para os usuários da BR-262 apreciarem os jardins à noite.
Antes fosse esse o problema da rodovia que corta o município da Região Serrana. Sem postes, a BR à noite se transforma num túnel escuro, ora iluminado pelos faróis dos carros que ofuscam a visão dos ciclistas.
São esses os mais prejudicados e com maior probabilidade de envolvimento em acidentes. Embora as duas avenidas laterais (Evandi Comarela e Ângelo Altoé) sejam iluminadas, a maioria prefere se arriscar na escuridão do acostamento pela facilidade do chão liso de asfalto. É o caso da auxiliar de escritório Fernanda Botacin, 18.
No entanto, a Prefeitura está longe de conseguir emplacar um projeto para trazer luz ao trecho da BR no perímetro urbano. De acordo com o prefeito Braz Delpupo, o projeto existe há algum tempo e depende de recursos federais. O início foi com a iluminação das proximidades de uma concessionária de veículos em Bananeiras.
Muitos moradores já vieram reivindicar. É uma obra necessária, mas assim como a sinalização turística, pode levar anos para acontecer, afirma o prefeito. Ele diz que já conversou com alguns deputados federais na tentativa de angariar recursos da União e que há dois meses a Prefeitura procurou uma empresa para orçar o serviço.
Concluído, o projeto deve ser aprovado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes- Dnit, responsável pelo gerenciamento da rodovia. A BR-262 é anterior ao crescimento de Venda Nova. Muitos problemas de hoje não estavam previstos, diz o superintendente regional do Dnit/ES Hélio Bahia.
Pista própria para os ciclistas
Ao falar de ciclistas e BR, vem à tona a questão da ciclovia, apontada como uma das soluções para o trânsito. A Prefeitura de Venda Nova conta com projeto para construir as pistas próprias para bicicletas, paralelas aos canteiros, mas funcionários da Secretaria de Obras não souberam dar mais detalhes.
Todos os dias, dezenas de ciclistas utilizam o acostamento da rodovia, movimento que se percebe principalmente no horário de almoço comercial. Não há estatísticas, mas o trânsito de bicicletas chega a ser maior que o de veículos automotores.
À noite, claro, o fluxo diminui, mas nem com a falta de luminosidade a BR deixa de ser passagem obrigatória dos ciclistas.
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* Publicada em 22/11/2006