FMZ A Rádio
da Família

Lei que garante o título de Capital Nacional do Agroturismo à Venda Nova é sancionada

 

A Lei que confere o título de Capital Nacional do Agroturismo à Venda Nova do Imigrante foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26). O Projeto de Lei (PL) 1.847/2021 que atribui esse título ao município foi aprovado pelo Senado no último dia 20 de junho e, agora, sancionado pelo Presidente da República Luíz Inácio Lula da Silva. 

 

O projeto é de autoria do deputado federal Evair de Melo que comemorou a oficialização do título. "Ess título, abre para nós uma grande janela de oportunidade, de valorização das nossas tradições , cultura, saber, território e acima de tudo dialoga  com o futuro, uma vez que Agroturismo nos remete a sustentabilidade e tudo isso irá trazer com as oportunidades mais renda e dignidade para nossa gente e nosso povo. Ganham todos  nós . Família, tradição, trabalho, fé, alegria  são marcas desse nosso município, agora é olhar para  o futuro sem abrir mão desses valores.  O que era sonho, agora é realidade. Grazie mille!", disse o deputado. 

 

Com uma população de cerca de 25 mil habitantes, Venda Nova do Imigrante se destaca na produção de produtos artesanais, como bolos, biscoitos, geleias, macarrão, queijos, artesanato em madeira, bordados e sabonetes. Um dos maiores eventos realizados na cidade é a Festa da Polenta, celebrada anualmente no mês de outubro. Além disso, a cidade, nas Montanhas Capixabas, recebeu cerca de 40 mil pessoas de 15 a 18 deste mês na 3ª Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2023).

 

O município capixaba recebeu o título de Capital Nacional do Agroturismo em 2005, concedido pela Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e chancelado pelo Ministério do Turismo no ano seguinte.

 

Venda Nova começou a desenvolver o agroturismo em 1987, quando a atividade nem tinha nome no Brasil. A denominação usada vem do italiano “agriturismo” e foi na Itália que os primeiros empreendedores buscaram informações para a prática. Em 1994, o município foi o primeiro do Brasil a criar o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

 

Para o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, Venda Nova do Imigrante já é destaque nacionalmente e, com título oficial, haverá ainda mais oportunidades de crescimento econômico, investimentos e visibilidade para o município. “O agroturismo está na essência de Venda Nova. Esse título oficial é motivo de orgulho, porque representa toda a luta e o empenho do nosso povo tão honesto e trabalhador, dedicado a alavancar o município. Quero aqui parabenizar toda a nossa população vendanovense. O amor por nossa cidade, o trabalho árduo e a dedicação com o nosso município permitiram com que chegássemos a esse patamar de excelência”, disse Mineti.

 

Atualmente, a Associação de Desenvolvimento do Agroturismo (Agrotur), criada em 1993, conta com 43 associados. O Agrotur ainda estimula e divulga o agroturismo, com a confecção de folders, captação de mídia espontânea, suporte para participação em feiras e também na elaboração dos mapas com roteiro do agroturismo.

 

O agroturismo de Venda Nova do Imigrante se tornou referência nacional. Vários municípios capixabas e de outros Estados vêm visitar o município para conhecer o modelo de agroturismo praticado aqui.

 

 

 

Confira mais Notícias

Censo

Quase metade da população capixaba vive na Grande Vitória

Semeando Valores

Venda Nova realiza a 3ª Semana da Integridade nesta quinta-feira (7)

Expediente

Prefeitura de Venda Nova com novo horário de funcionamento em dezembro

Educação

Venda Nova divulga edital para vagas remanescentes em creches para 2024

Ambrósio Falquetto morre aos 103 anos em Venda Nova do Imigrante

CNH

Detran-ES alerta: prazo para regularização do exame toxicológico vai até 28 de dezembro

Treinamento

Servidores de Venda Nova participam de treinamento integrado para combate a incêndios

Calor

El Niño: pesquisadores preveem mais calor no Sudeste e Centro-Oeste