Novas variedades de banana animam produtores

Cultivar banana sem medo de pragas e com alta produtividade. Além de resistentes à Sigatoka-Negra, doença que vem dizimando plantações em pouco tempo nos estados de São Paulo e Minas Gerais, as novas variedades de banana, Japira e Vitória, comprovam a qualidade e precocidade na produção.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper, a média de produção de variedades tradicionais, como a Prata, é de 8 toneladas por hectare ano. Já as novas variedades da fruta podem atingir uma média de produção por hectare em torno de 18t por ano.

As variedades Japira e Vitória foram lançadas pelo Incaper na fazenda experimental do órgão, em Alfredo Chaves, em 2005. Segundo informações de técnicos do Instituto, além da resistência à praga, as novas variedades se adaptam ao clima da região capixaba.

Segundo o secretário de Agricultura de Alfredo Chaves, Antonio Carlos Petri, as novas bananas são bem produtivas e têm excelente qualidade de paladar, atendendo ao gosto dos consumidores. “As variedades produzem cachos de até 45 Kg. O município já possui 13 ha cultivados dessas variedades. Acreditamos que a partir do cultivo dessas espécies o município passe a colher cerca de 50 mil toneladas por ano da fruta”.

Analisando esse potencial, a Secretaria de Agricultura já inseriu no município 15 jardins clonais, que serão utilizados na produção de mudas para os agricultores do município. De acordo com dados do Incaper, o município produz mais de 20 mil toneladas por ano de banana prata, sendo 2,5 ha cultivados. A fruta é um dos principais produtos da economia alfredense e gera cerca de três mil empregos diretos, movimentando em torno de R$ 8 milhões por ano.

* Fonte: Jornal “O Noticiário- O Jornal das Montanhas Capixabas”

* Saiba mais detalhes na próxima edição!

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)