FMZ A Rádio
da Família

Novas variedades de banana animam produtores

Cultivar banana sem medo de pragas e com alta produtividade. Além de resistentes à Sigatoka-Negra, doença que vem dizimando plantações em pouco tempo nos estados de São Paulo e Minas Gerais, as novas variedades de banana, Japira e Vitória, comprovam a qualidade e precocidade na produção.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper, a média de produção de variedades tradicionais, como a Prata, é de 8 toneladas por hectare ano. Já as novas variedades da fruta podem atingir uma média de produção por hectare em torno de 18t por ano.

As variedades Japira e Vitória foram lançadas pelo Incaper na fazenda experimental do órgão, em Alfredo Chaves, em 2005. Segundo informações de técnicos do Instituto, além da resistência à praga, as novas variedades se adaptam ao clima da região capixaba.

Segundo o secretário de Agricultura de Alfredo Chaves, Antonio Carlos Petri, as novas bananas são bem produtivas e têm excelente qualidade de paladar, atendendo ao gosto dos consumidores. “As variedades produzem cachos de até 45 Kg. O município já possui 13 ha cultivados dessas variedades. Acreditamos que a partir do cultivo dessas espécies o município passe a colher cerca de 50 mil toneladas por ano da fruta”.

Analisando esse potencial, a Secretaria de Agricultura já inseriu no município 15 jardins clonais, que serão utilizados na produção de mudas para os agricultores do município. De acordo com dados do Incaper, o município produz mais de 20 mil toneladas por ano de banana prata, sendo 2,5 ha cultivados. A fruta é um dos principais produtos da economia alfredense e gera cerca de três mil empregos diretos, movimentando em torno de R$ 8 milhões por ano.

* Fonte: Jornal “O Noticiário- O Jornal das Montanhas Capixabas”

* Saiba mais detalhes na próxima edição!

Confira mais Notícias

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova

Incaper

Tecnologias ajudam agricultores na produção de cafés especiais e sustentáveis

Agricultura

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova

Crescimento

Exportações do agronegócio capixaba alcançam R$ 8,25 bilhões em dez meses

Prêmio

Conheça os finalistas do leilão de cafés tardios de qualidade de Venda Nova

Valor das aplicações de crédito rural no ES bate recorde nos quatro primeiros meses do plano safra 2023/2024

Internacional

Cafés capixabas vencem as duas categorias do prêmio Coffee of the Year 2023

Venda Nova orienta a população com medidas protetivas contra a gripe aviária