Piolhos de cobra voltam a incomodar em VNI

* Por Leandro Fidelis

Os piolhos de cobra estão tirando a paz dos moradores em Venda Nova. O inseto, também conhecido como “gongolô”, infesta as ruas à noite, causando muita sujeira.

Os bairros mais atingidos são Vila Betânea e Vila da Mata, onde os insetos estão nos cantos das calçadas ou subindo a parede de casas e edifícios. “É uma nojeira. Limpo quase todos os dias e a garagem do meu prédio está sempre cheia deles”, diz a dona-de-casa Márcia Abreu, 35, da Vila da Mata.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que há três anos recebe reclamações dos moradores. Até uma equipe de televisão esteve na cidade na semana passada por solicitação de um morador. No entanto, este ano não foi o pior ataque dos insetos que, apesar do nome, lembram minhocas.

De acordo com um agente da equipe da Vigilância, houve uma tentativa de conter a infestação com veneno para baratas, mas sem sucesso. A Secretaria teme um desequilíbrio ecológico se continuar usando este inseticida, já que a Funasa garantiu não existir específico para piolhos de cobra. A Vigilância sugere aos moradores criarem barreiras nos rodapés das portas.

Os piolhos costumam surgir após longos períodos chuvosos. A infestação coincide ainda com o plantio de milho nos entornos da cidade.

Confira mais Notícias

Vendanovense participa de reality show em Portugal

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social