A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada desta quarta-feira (12), um caminhão transportando cigarro contrabandeado na BR 101, em Cariacica. A apreensão ocorreu durante fiscalização com foco em veículos de carga, devido aos constantes roubos na altura do KM 290 da BR 101.
Após ordem de parada ao caminhão com placas de Contagem (Minas Gerais), verificou-se que o veículo era conduzido por homem de 34 anos que informou estar vindo do município de Belo Horizonte com destino a Cariacica.
De acordo com a PRF, foi indagado ao motorista qual carga estaria transportando, em sua primeira resposta disse estar transportando biscoitos, porém, não apresentou nota fiscal. Ao abrirem o compartimento de carga, os policiais se depararam com diversas caixas de feira vazias e empilhadas em duas fileiras como uma cobertura, já que por detrás foi encontrado um conteúdo ilícito de cigarros ilegais, oriundos do Paraguai.
Indagado novamente, o motorista do caminhão informou que tinha conhecimento dos ilícitos transportados e que receberia R$ 3 mil pelo transporte. Após a contagem, já na sede da Polícia Federal, foram contabilizados 2.500.000 (dois milhões e quinhentos mil) unidades de cigarro.
Após a contagem, foi dada voz de prisão ao condutor por, em tese, incorrer em crime previsto no artigo Art. 334-A – "Importar ou exportar mercadoria proibida." O motorista foi conduzido, juntamente com o veículo e a mercadoria, até a Delegacia da Polícia Federal de Vila Velha/ES, para a tomada dos demais procedimentos legais cabíveis.