FMZ A Rádio
da Família

Resgate na Semana Santa

* Por Leandro Fidelis

Oportunidade hoje à noite durante a programação da Semana Santa da Igreja Católica de Venda Nova. Às 19h, na Igreja Matriz, 22 homens entoam o “Ofício de Trevas”, uma celebração litúrgica cujas peculiaridades a tornam única no mundo.

Apesar do nome assombroso, trata-se de uma manifestação muito comum em colégios religiosos do planeta nas noites de quarta, quinta e sexta-feira da Semana Santa. Em coros, os homens se revezam no canto dos Salmos, Lamentações do profeta Jeremias e das cartas de São Paulo, finalizando com cânticos de Habacuque e Salomão.

A apresentação será filmada por uma produtora e as imagens resultarão num vídeo-documentário. “O objetivo é imortalizar essa tradição”, diz Benjamin Falqueto, 80, integrante do coro. O projeto ainda busca apoio para o lançamento. Frei João Echávarri, 86, pároco no passado em Venda Nova e atualmente em Cachoeiro, cantará junto com o grupo.

Em Venda Nova, a tradição chegou com os colonizadores italianos e os primeiros ofícios de trevas datam a partir de 1914. Segundo Benjamin, a exclusividade aqui é a melodia que mistura Canto Gregoriano com “false bordone”, ou “fabordon”, um estilo de salmos cantados em tom de penitência.

Com a reforma na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, o “Ofício de Trevas” não aconteceu mais em Venda Nova, mas ainda é preservado em cidades como Ouro Preto (MG), onde se caracteriza por um estilo mais barroco, oriundo de Portugal.

– Confira programação geral da Semana Santa no link de eventos!

*Publicada em 04/04/2007

Confira mais Notícias

Cultura

Venda Nova reabre prazos para inscrição projetos na Lei Paulo Gustavo

Venda Nova

Tarcísio Caliman é eleito presidente da Festa da Polenta para o próximo biênio

Cultura

Venda Nova lança editais com mais de R$ 250 mil para o segmento cultural

Cultura

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante define calendário de eventos para 2024

Música autoral

Makson Côra lança nova composição durante show nesta sexta-feira (13)

Festa da Polenta é declarada patrimônio imaterial do ES

Entrada franca

“L’Itália Siamo Noi”: musical será reapresentado nesta sexta (13) na Festa da Polenta

É hoje!

Livro conta a história dos 45 anos da Festa da Polenta de Venda Nova