A comunidade de São Roque, zona rural de Venda Nova, iniciou nesta segunda, 2 de outubro, a construção da nova capela dedicada ao santo. O projeto é da arquiteta vendanovense Márcia Bissoli e tem previsão de término de três anos.
Com 40 anos de fundação, a antiga igreja foi demolida no início da semana passada depois da decisão conjunta dos moradores e da Igreja Católica. Um plebiscito realizado em 4 de dezembro de 2005 resultou em 82% dos votos favoráveis à demolição.
Devido a problemas de engenharia (falta de vigas e colunas) e a falta de espaço para os fiéis, a comunidade viu ser mais vantajoso demolir do que reformar. As informações são de Sávio Fioresi, coordenador do Conselho Pastoral de São Roque.
Os recursos para a obra vêm das últimas Festas do Café e de leilões promovidos pelos moradores. Os R$ 80 mil em caixa, diz Fioresi, são suficientes para levantar as paredes e fazer a cobertura. Vamos contar com o apoio dos fiéis e da comunidade de Venda Nova em geral para concluir a obra. Todos estão empenhados.
O projeto prevê uma igreja com 320 metros quadrados (a antiga tinha 120) e mantém a réplica da hóstia que ficava no topo. Foi a própria comunidade que pediu. Neste período, as celebrações estão acontecendo no galpão próximo ao local da obra.
* Publicada em 03/10/2006