FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

27.01.2016


Há 180 buracos no meio do caminho

Nossa reportagem percorreu trechos da ES-165 e da ES-472, vias de acesso a Conceição do Castelo e contou mais de 13 crateras por quilômetro rodado

 

 

 

 

Fernanda Zandonadi

 

Percorrer o trecho entre a entrada de Conceição do Castelo, pela BR-262 e até o trevo de Santa Luzia exige, no mínimo, atenção redobrada por parte dos motoristas. A estrada, já perigosa pelas muitas curvas e falta de acostamento, exibe novos obstáculos: há buracos demais na pista. 

 

Nossa reportagem percorreu os 13 quilômetros de estradas entre as vias estaduais ES-165, que liga a BR-262 a Conceição, e a ES-472, ligação do município com a ES-166, que vai para Castelo e Venda Nova do Imigrante. Em uma contagem superficial, já que o carro estava em movimento, contabilizamos 187 buracos na estrada. Fazendo uma média, seriam mais de 14 crateras por quilômetro rodado. 

 

A pior parte do caminho é, sem dúvida, entre Conceição do Castelo e o chamado trevo de Santa Luzia, a ES-472. Somente nos oito quilômetros da rodovia contamos 159 buracos. Em alguns pontos, os motoristas tinham que passar em velocidade reduzidíssima e até se arriscar na contramão, de tantas imperfeições na pista. Moradores da região, que preferem não se identificar, reclamam que os poucos consertos feitos na via se limitam a remendos para tapar os buracos maiores. Nova pavimentação, nada. 

 


O trecho entre Conceição do Castelo e o trevo de Santa Luizia é o que tem maior número de buracos

 

Outra e importante via de acesso à cidade, o trecho da ES-165 entre a BR-262 e a entrada de Conceição do Castelo, tem aproximadamente cinco quilômetros de extensão, e muitos e profundos buracos. Contamos 28 imperfeições na pista, algumas profundas e perigosas. Em um dos buracos, um motorista também precisou apelar para a contramão para não avariar o automóvel. Perigo grande também para os motociclistas que, se não estiverem atentos, podem sofrer acidentes graves.

 


A ES-165, além de  curvas perigosas e falta de acostamento em vários trechos, tem crateras profundas no asfalto

 

Durante a reportagem, paramos em Conceição e comentamos a pauta com um comerciante. Com a conversa, percebemos que o problema não é de hoje. O empresário, já indignado com a situação da via, se dispôs a nos enviar fotos de um acidente que sofreu por conta de  buracos na ES-165. Ele conta que teve mais de R$ 1 mil de prejuízo com a compra de pneus novos, que ficaram furados. O acidente aconteceu no ano passado e, segundo ele, pode se repetir, já que a estrada continua muito ruim.

 


Comerciante de Conceição teve, em 2015, prejuízo de mais de R$ 1 mil por conta dos buracos na rodovia ES-165

 

 

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) informou que "uma equipe do órgão percorrerá toda o trajeto citado, ainda nesta semana, para providenciar o conserto das vias, pelas equipes de conservação".

 

Fotos: Fernanda Zandonadi

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.