FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Meio Ambiente

Meio Ambiente

31.10.2017


Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

A captação de água em Conduru, em Cachoeiro de Itapemirim, foi suspensa para averiguações

 

 

 

Na tarde do último domingo, vários peixes apareceram mortos no Rio Castelo, um dos principais afluentes do Rio Itapemirim, de Cachoeiro de Itapemirim. Nesta segunda-feira (30), fiscais do  Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) descobriram que a água foi contaminada por uma carga química de cloreto férrico proveniente de uma indústria de alimentos. As informações são do G1/ES. 

 

Muita espuma presa à vegetação e peixes mortos na água ainda podiam ser vistos na segunda.  “A água começou a ficar vermelha. Meu menino estava aqui dentro mergulhando. A água começou a ficar vermelha e ele percebeu. Ficou ‘pinicando’ e ele foi tomar banho. Foi cada vez ficando pior”, afirmou o pedreiro Joelson Louzada ao portal de notícias.

 

A captação de água em Conduru, em Cachoeiro de Itapemirim, chegou a ser suspensa para averiguações. A concessionária que abastece a região informou, no entanto, que a água está própria para o consumo e o abastecimento não foi prejudicado. 


Uniaves


Segundo o Iema, o cloreto férrico era utilizado para tratamento de efluentes da empresa Uniaves. A empresa será intimada para apresentar um relatório completo com uma análise do produto e do efeito nocivo, informou o G1. 

 

O Iema disse que vai tomar as medidas administrativas cabíveis para que a empresa responda pela infração ambiental.

 

A Uniaves foi procurada e afirmou à TV Gazeta que, assim que soube do problema, acionou os órgãos ambientais e se colocou à disposição para esclarecer todos os fatos.

 

Segundo o diretor-presidente da Uniaves, Aderval Casagrande, o relatório pedido pelo Iema será entregue o mais rápido o possível.

 

Com informações do G1/ES e TV Gazeta

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.