FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Alerta

Alerta

05.12.2017


Aviso de tromba dágua na Região Serrana é desmentido pelo Incaper

Documento circula nas redes sociais; órgão informa que o aviso é para chuvas fortes em todo o Estado

 

 

Fernanda Zandonadi

jornalismofmz@gmail.com

 

Um suposto aviso do Incaper, alertando para a possibilidade de uma tromba dágua em várias cidades da Região Serrana (Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio e Venda Nova do Imigrante), tem causado apreensão nos usuários das redes sociais. O órgão, no entanto, ressalta que o aviso é falso. 

 

No alerta verdadeiro - o mesmo número de protocolo (006/2016) foi utilizado no falso - , o Incaper informa sobre o risco de chuva expressiva (grande acumulado) em alguns trechos do Estado entre a noite desta terça-feira (5) e a manhã de quarta (6). 

 

Na nota, o órgão ressalta que todas as regiões estão sujeitas ao estado de atenção, "uma vez que alguns municípios já registraram acumulados expressivos de precipitação nos últimos dias. Recomendamos o acompanhamento mais frequente da previsão, uma vez que as condições meteorológicas podem mudar no decorrer do prazo de validade do aviso. Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que os mesmos tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas".

 

 

Em nota, a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper (SIM) divulgou que todas as informações oficiais referentes à previsão do tempo e aos avisos meteorológicos especiais para o Espírito Santo estão disponíveis na página https://meteorologia.incaper.es.gov.br/, nas redes sociais oficiais do Incaper, no Boletim Estadual de Proteção e Defesa Civil e nos demais canais de comunicação do Governo do Estado. "Quaisquer outros avisos meteorológicos disseminados em redes sociais, incluindo grupos de whatsapp, que estejam diferentes dos veiculados pelos canais oficiais acima citados são boatos e não correspondem aos boletins elaborados pelos meteorologistas do instituto. Dessa forma, o aviso que circula em redes sociais e fala do “risco de tromba d’água” nas cidades de Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins é falso. Para essa região e as demais do Estado, indica-se risco de chuva expressiva (grande acumulado) em alguns trechos  entre a noite do dia 05/12 (terça-feira) e a manhã do dia 06/12/2017 (quarta-feira)".

 

Veja o aviso oficial, que está na página do Incaper:

 

Aviso verdadeiro alerta para chuva forte em todo o Espírito Santo

 

Veja o aviso falso, que circula nas redes sociais:

Aviso alarmista circula no WhatsApp e foi desmentido pelo Incaper

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.