FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Saúde

Saúde

13.03.2018


Criança é internada em Cachoeiro com suspeita de infecção por H1N1

Menino de dois anos começou a apresentar dor no corpo, febre alta e dificuldade de respirar

 

 

 

Há pouco mais de um mês do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa em 16 de abril, está aceso o sinal de alerta. Um menino de dois anos está internado no Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA) em Cachoeiro de Itapemirim com suspeita de estar infectado com a cepa do vírus H1N1. 

 

A criança é moradora do bairro bela Vista e estuda na creche municipal Carim Tanure. O menino começou a passar mal na última quinta-feira (8) e na sexta foi internado. Segundo o hospital informou ao G1, a criança chegou com o quadro de gripe muito grave. Entre os sintomas, sangramento, muita dor no corpo, febre alta e dificuldade para respirar. Por causa disso, o hospital começou a suspeitar do H1N1. Devido à suspeita do caso, a direção da unidade seguiu o protocolo de atendimento e isolou a criança. O resultado que vai confirmar se o menino está mesmo contaminado com o H1N1 deve sair nesta terça-feira (13). 

 

No país


No último domingo (11),  uma mulher que estava internada no Hospital Vila São Cottolengo, morreu, após um surto de influenza A, causado pelo vírus H1N1, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Rosa Maria dos Santos, de 54 anos, era uma das três pacientes diagnosticadas com o vírus da doença e estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Goiânia. Além dela, outros sete pacientes da unidade morreram em um prazo de nove dias, mas as causas das mortes deles não ainda foram confirmadas.

 

Em nota, a assessoria de comunicação da Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade, informou que a morte foi ocasionada por sepse, que “pode ter sido agravada por complicações do quadro de H1N1, já que o paciente havia sido diagnosticado com a doença.” A unidade disse que aguarda vaga para que outro paciente seja encaminhado a uma UTI.
  

 

Saiba mais sobre o vírus

 

Os sintomas da gripe H1N1, segundo informa o médico Drauzio Varella, em sua página na internet, são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. "No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia".

 

Recomendações

 

Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:

 

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;

* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;

* Procurar assistência médica, se o doente pertence a um grupo de risco e se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus H1N1 da influenza tipo A. Nos outros casos, permanecer em repouso e tomar bastante líquido para garantir a boa hidratação.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.