FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Geral

Geral

12.06.2018


Bandido usa o nome do Detran para aplicar golpe em Venda Nova

Mensagem enviada pelo WhatsApp oferece carros baratos, carteiras de habilitação e retirada de multas do sistema

 

 

 

Um golpe usando o nome do  Departamento Estadual de Trânsito (Detran) voltou a circular nas redes sociais. A história começa com uma mensagem de WhatsApp que, supostamente, foi enviada para o destinatário errado. Um morador de Venda Nova do Imigrante recebeu o texto em que um criminoso  passa-se por funcionário do Detran e oferece veículos e motos que supostamente iriam para leilão. Os preços vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil. 

 

Na mensagem, que era enviada de forma "enganada" para a vítima, o golpista diz ainda que conseguiu retirar multas do sistema e que está vendendo os carros na "calada", por isso é preciso sigilo. O número utilizado pelo falsário tem o DDD 28, que abrange a Região Serrana do Estado. "Recebi esse texto, que parece um golpe, e acho que devo chamar a polícia", disse o morador.  

 

A mensagem, na íntegra e sem correções, diz o seguinte: "E aí rapaz, tudo bem, é o Ivanildo do Detran já retirei suas multas do sistema, amanhã pode vim busca seu veículo e eu também estou com 3 motos do leilões e 3 carros todos completo funcionando normal mais estamos vendendo na calada blz eu quero sigilo os carros de 7 Mil e as motos 2 Mil todos eu entrego quitado no nome do comprado pois eu aguardo vc amanha ate as 17:00 horas blz também vou está fazendo 5 CNH categoria AB reconhecida no sistema valor 1.200 só peço sigilo bom dia...."

 

A ideia era fazer com que quem recebesse a "mensagem errada" procurasse os criminosos e, em troca dos benefícios de compra mais barata, fizessem um depósito antecipado para garantir a aquisição do veículo. 

 

Mas o golpe já circula há alguns meses e está sendo investigado. Em fevereiro, a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) fez uma coletiva e informou que tudo não passava de uma trapaça para extorquir dinheiro daqueles que recebem a mensagem de texto. 

 

Em várias partes do país

 

Essa forma de extorsão já ganhou versões em várias partes do Brasil. Numa busca rápida pela internet, é possível ver variações do golpe no Amazonas, em Roraima, Bahia e Paraíba. Nas mensagens, as informações são basicamente as mesmas, mudando apenas o nome do funcionário que oferece os veículos. 

 

 

Em nota, o Detran/ES "alerta a população capixaba que são falsas as mensagens que estão circulando em aplicativos em nome de pessoas se passando por servidores do órgão com ofertas como venda de veículos, retirada de multas do sistema e facilidades no processo de habilitação. O Detran|ES esclarece que a venda de veículos pelo órgão é feita apenas por meio de leilão eletrônico, e os lotes de veículos podem ser consultados no site www.detran.es.gov.br. Além disso, a contestação de multas deve ser feita por meio de recurso enviado ao órgão autuador da infração e o processo de habilitação respeita todos os trâmites estabelecidos por Lei, devendo o candidato se dirigir a um Centro de Formação de Condutor (CFC) ou Clínica Médica credenciado ao Detran|ES”.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.