FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

13.07.2018


Música capixaba em destaque na programação do XXV Festival de Inverno de Domingos Martins

Artistas do Espírito Santo marcam presença em vários momentos da programação e ainda dividem palco com as principais atrações

 

 

 

A música capixaba está ainda mais valorizada nesta 25ª edição do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. De 13 a 22 deste mês, os artistas do Espírito Santo vão marcar presença em vários momentos da programação, além de dividir o palco com algumas das principais atrações.

 

Logo na abertura, na próxima sexta-feira (13), às 20h30, a banda Clube Big Beatles se apresentará com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. O líder da banda especializada em executar as músicas dos Beatles, Edu Henning, fala da expectativa e da oportunidade de tocar no Dia Mundial do Rock.

 

“O Festival de Inverno de Domingos Martins é um dos mais representativos eventos de música do Estado. É uma honra se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica. Apesar de não ser a primeira vez, é sempre muita responsabilidade, porque a Orquestra é o que temos de mais significativo no cenário da música erudita capixaba. O maestro Helder Trefzger é exemplo de dedicação e competência”, afirma Henning.

 

Também na primeira noite, às 22h30, na Praça de Alimentação, o capixaba Carlos Papel trará o show “O Quatro Crescente”, juntamente com Dão Borba, Aloyr Junior e Marcos Coco. Quatro vozes, quatro instrumentos e uma melodia extraída das raízes do Espírito Santo e da diversidade musical brasileira.

 

Outra dobradinha de sucesso na abertura do Festival coloca no palco o cantor, compositor, ativista social, palestrante e escritor Gabriel O Pensador e o “capixaba de coração” Gustavo Macacko. A dupla se apresenta à meia-noite e promete homenagear o músico capixaba Alexandre Lima, em coma há quatro anos, com o pré-lançamento da música “Passaporte para a Fé”.

 

“Ela tem um tema muito sensível. Alexandre fez muitos shows com a gente, é uma figura muito querida e um artista completo que levou o Espírito Santo para longe. Será a primeira vez que vamos tocar a música ao vivo e exibir o videoclipe”, conta Gustavo Macacko, anunciando o lançamento oficial nas plataformas digitais dia 20 de julho.

 

MPB para crianças

 

Outro momento de “pocar” na programação do evento será no próximo sábado (14), ao meio-dia, na Praça de Alimentação, com o show da banda “No Seu Abracinho”. Formando por membros do bloco carnavalesco Regionalzinho da Nair, o grupo apresenta canções que marcaram crianças de diferentes gerações.

 

O repertório passeia por Os Saltimbancos, Sítio do Pica Pau Amarelo, Adriana Partimpim, Arca de Noé e até Chico Buarque, Raul Seixas, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Entre as músicas estão clássicos como "História de Uma Gata", "Superfantástico", "Carimbador Maluco", e "Era Uma Casa Muito Engraçada".

 

“No Seu Abracinho” é formada por Vitor Lopes (violão), Felipe Amarelo (voz e guitarra), Caetano Monteiro (bateria) e Eduardo Lucas (trompete), e músicos convidados.

 

O primeiro sábado ainda promete com as apresentações da Banda Júnior da Polícia Militar (16h), do Coral do Tribunal de Contas do Estado (18h), Moxuara in Concert (21h), Banda Duets com Sylvinho Blau Blau como convidado (22h) e Jackson Lima (0h).

 

Guto Ferrari (banda Duets) adianta sobre o projeto “Duets 80” com a participação do cantor famoso nos anos 1980, na Praça de Alimentação. “Estamos muito animados. Nós já temos uma parceria de mais de ano e fizemos várias apresentações no Estado. Silvinho é uma pessoa espetacular, um artista com energia que contagia o público. A gente se diverte muito no palco”, diz.

 

O domingo (15) bem capixaba fica por conta do Coral Viva Você (Sedu e Camerata/Cameria Ifes), no coreto da praça (11h), Banda Sinfônica Vale Música (16h), no palco principal, Robertinho Silva e Bruno Venturim (21h), na Rua de Lazer, e Mariana Coelho (21h), no palco principal. A cantora, de Vila Velha, foi um dos destaques do “The Voice Brasil” no ano passado.

 

Shows todos os dias a partir do dia 16

 

O clima de montanha, a boa música e o movimento na cidade vão continuar com força total na segunda semana do XXV Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. De segunda-feira (16) até domingo (22), todos os dias serão marcados pela presença dos músicos capixabas na programação.

 

Segunda tem Diexieland (Fames), às 18h, no coreto da praça, Coro Jovem da Escola de Música Helena Gerhardt, às 20h, no palco principal, e Orquestra e Sexteto da mesma escola de música, às 21h, na Praça de Alimentação. Encerrando, às 22h, Diego Lyra, com a participação do Musical “Hair”, sobre ao palco principal.

 

Já na terça (17), os destaques são o Coro Curumins (Fames), às 20h, no palco principal, show dos professores das oficinas do Festival, às 21h, na Praça de Alimentação, e show Viva Alex (Noite Blues), às 22h, no palco principal, em campanha ao tratamento do músico Alexandre Lima.

 

No dia seguinte, quarta (18), às 23h, o capixaba Marcelo Ribeiro vai comemorar 35 anos de carreira em grande estilo. O show terá a participação especial do cantor Zé Geraldo. Marcelo fez sua estreia na banda do autor do clássico “Senhorita” e, juntamente com ele, vai brindar o público com as músicas dos primeiros discos do setentão.

 

“Vai ser um show emblemático e emocionante. O Festival é uma grande vitrine para os artistas capixabas. Já me apresentei diversas vezes no evento com vários projetos e artistas diferentes Além de fomentar a cultura, ainda oferece oficinas com professores de alto nível. É uma responsabilidade enorme para nós artistas locais”, descreve Marcelo Ribeiro.

 

Quinta-feira (19) os fãs da banda capixaba Manimal tem encontro marcado às 23h30. Será o show Amaro Lima Acústico - Noite Manimal, no palco principal. Irmão do músico Alexandre Lima, homenageado em dois momentos do Festival, o cantor e integrante da banda promete relembrar antigos sucessos dos anos 1990 e 2000 como “Puxada de Rede", "Marina" e "Barco Do Amor".

 

O “rock congo”, como ficou conhecida a mistura de rock com o ritmo de origem africana que é tradição no Espírito Santo, também será a tônica do Luau do Casanova, à meia-noite de sexta (20), no palco principal, com o vocalista da banda Casaca, Renato Casanova.

 

Já no sábado (21), a música capixaba se fará presente com Pop & Jazz Orquestra (Ifes), ao meio-dia no palco principal, Tony Ribeiro (14h), na Praça de Alimentação, e Saulo Simonassi (22h), no mesmo local. Simonassi, que já foi aluno das oficinas e atração do evento, diz se sentir feliz e honrado de participar desta edição, em que os artistas estão mais valorizados na programação.

 

“O Festival de Inverno de Domingos Martins é um evento consolidado como importante canal de formação e capacitação do músico capixaba. A presença dos artistas do Estado é a melhor maneira de fazer algo valioso pela nossa cultura: valorizar os experientes profissionais e dar oportunidade de projetar novos talentos”, afirma o música.

 

No último dia de programação, domingo (22), os capixabas ficam representados pela Orquestra Capixaba de Sopros, de Cariacica, ao meio-dia, no palco principal, e por Eden Acordeon e o Trio Cantos Brasileiros, às 16h, na Praça de Alimentação.

 

O Festival

 

O Festival de Inverno de Domingos Martins chega a sua 25ª edição com mais de 100 apresentações distribuídas no Palco Principal, Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt, Rua de Lazer e Praça de Alimentação. Todas as apresentações são gratuitas.

 

Reconhecido como o principal evento do gênero no Espírito Santo e um dos mais importantes no País, o festival vai reunir apresentações clássicas e populares, com destaque também para o cenário musical do Espírito Santo.

 

Além disso, mais uma vez instrumentistas que fazem sucesso em todo o mundo estarão em Domingos Martins para ensinar centenas de alunos de todas as regiões do Brasil. Nomes como Ivo Meirelles (percussão), Carlos Bala (bateria), Arthur Maia (contrabaixo) e o americano Kliff Korman (piano) vão ministrar aulas durante uma semana.

 

Trânsito

 

O trânsito no centro da cidade será alterado para o Festival de Inverno. A Avenida Presidente Vargas será interditada no trecho entre a loja Maconsil e o Clube de Campinho. Nas sextas-feiras (13 e 20), das 18h às 02h; nos sábados (14 e 21), das 12h às 02h e nos domingos (15 e 22), das 10h à 00h. Durante a semana (16 a 19) a interdição será das 18h às 02h.

 

Para acessar o Hospital de Domingos Martins e a região de São Miguel, Melgaço e Galo o condutor deverá seguir pela Ladeira Francisco dos Santos Silva (em frente à Casa da Cultura) e pela Rua Bernardino Monteiro, que funcionará em mão dupla. 

 

A organização do Festival de Inverno pede aos condutores que respeitem a sinalização e não estacionem em local proibido. Aos moradores, que evitem, sempre que possível, a utilização de veículos para deslocamento em função do aumento expressivo do tráfego.

 

Fonte: asscom/Festival de Inverno
Fotos: divulgação

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.