FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Saúde

Saúde

24.01.2019


Farmacêuticos de hospital estadual orientam sobre automedicação

Segundo pesquisa realizada em 16 capitais brasileiras, 40% das pessoas que se automedicam encontram diagnóstico na internet

 

 

 

Segundo pesquisa realizada em 16 capitais brasileiras pelo Instituto de Ciência e Tecnologia e Qualidade (ICTQ), envolvendo 2.340 indivíduos, 40% das pessoas que fazem autoconsumo de medicamentos têm o hábito de se autodiagnosticarem pela internet. Entre as capitais pesquisadas, Brasília é a primeira do ranking (66%), seguida de Vitória e Salvador (59%), Natal (55%) e João Pessoal (53%).

 

Para orientar os pacientes, a equipe de farmacêuticos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), localizado em Vitória, realizou, na manhã da última terça-feira (22), uma ação educativa sobre o uso de medicamentos após a alta hospitalar, seguindo as orientações médicas, relacionadas às doses e horários.

 

A coordenadora de Farmácia do hospital, Edna Ormi Galazi, explicou que quando uma pessoa se medica de forma incorreta, é grande a chance do agravamento de algumas doenças, e a atenção necessita ser redobrada com os antibióticos. “Quando uma pessoa toma um remédio por conta própria, a dor é amenizada temporariamente. No entanto, o recomendado é sempre buscar ajuda de um médico, especialista responsável em investigar o estado clínico do doente, evitando consequências graves”, alerta a farmacêutica.

 

Atenta às orientações dos profissionais, a cabeleireira Vani Viana Leandro destacou a importância da ação preventiva. “Achei ótima a iniciativa, pois muitas pessoas têm o hábito de se automedicar em casa, e isso muitas vezes até impede de investigar o problema de saúde”, disse.

 

A atividade está atrelada à 1ª Semana de Farmácia Hospitalar, realizada em todas as unidades hospitalares do Brasil, administradas pela Pró-Saúde. Em Vitória, a Pró-Saúde administra o HEUE desde dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

 

Além dos farmacêuticos do hospital, participaram da atividade, a gerente corporativa de Atenção Farmacêutica da Pró-Saúde, Letícia Teles da Silva, e a farmacêutica da Gerência de Contratação das Organizações Sociais (GECOS) da Sesa, Andreia Salezze Vieira.

 

Fonte: Ascom Sesa/texto adaptado

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.