FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Geral

Geral

31.01.2019


Alistamento militar pode ser feito pela internet

Quem preferir pode fazer pessoalmente. Devem se alistar todos os jovens que completam 18 anos em 2019. Prazo termina em 30 de junho

 

 

 

A Junta de Serviço Militar de Venda Nova do Imigrante informa que já está aberto o período de alistamento militar obrigatório para todos os jovens que vão completar 18 anos até o fim de 2019. O prazo vai até 30 de junho.

 

As inscrições podem ser feitas via internet no endereço www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar de Venda Nova do Imigrante, que fica na Avenida Evandi Américo Comarela, número 385, Bairro Esplanada (anexa à Prefeitura).

 

Confira algumas informações sobre o serviço e, em caso de dúvida, ligue para (28) 3546-1188.

 

1) O que é o alistamento militar?

 

O alistamento militar é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino. A inscrição deve ser realizada no período de 1º de janeiro a 30 de junho do ano em que o cidadão completa 18 anos, via internet no endereço: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.

 

2) O que fazer se eu perder o prazo do alistamento?

 

O cidadão deve comparecer à Junta de Serviço Militar, pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o seu alistamento militar.

 

3) O que acontece se eu não me alistar?

 

O jovem que não se alistar estará em débito com o serviço militar e ficará impedido de acessar determinados serviços, como:

 

Obter carteira profissional;

Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

Obter o título de eleitor;

Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, dentre outros impedimentos.

 

4) Quais documentos são necessários para o alistamento militar?

 

O cidadão deve levar seguintes documentos originais: CPF, carteira de identidade ou certidão de nascimento/casamento e o comprovante de residência.

 

5) Moro em Venda Nova do Imigrante. Depois de alistado vou ser chamado para servir as Forças Armadas?

 

Os alistados em Venda Nova, até a presente data, não são convocados para o serviço junto às Forças Armadas. Após a dispensa do serviço militar, o cidadão participará do juramento à bandeira, no qual receberá o certificado de dispensa de incorporação.

 

6) Perdi meu alistamento ou o certificado, o que fazer?

 

Primeiramente, o cidadão deve procurar a delegacia de Polícia Civil e fazer o Boletim Unificado (BU). Depois, deve comparecer à Junta de Serviço Militar com o BU e seus documentos pessoais para solicitar uma 2ª via. Lembrando que todos os documentos não retirados no prazo de 90 dias, a partir da data prevista para a entrega serão incinerados, conforme o Artigo 33, Inciso V da NT-03-DSM.

 

7) Quanto devo pagar?

 

Os valores das taxas e multas são atualizados a cada três meses. As guias para o pagamento devem ser solicitadas na Junta de Serviço Militar, e os valores pagos vão para o Fundo Militar.

Fonte: Ascom PMVNI

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.