FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Educação

Educação

13.03.2019


Ifes de Venda Nova realiza clube de leitura para alunos e comunidade

 

 

 

O Ifes de Venda Nova do Imigrante está formando um clube de leitura para incentivar o hábito de ler, bem como a análise e troca de experiências acerca de obras literárias. A proposta se trata de um projeto de extensão com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura literária, em um espaço de troca coletiva de experiências e convivência.

 

O projeto é voltado aos alunos de graduação em Letras do Ifes, professores de Língua Portuguesa e Literatura do município e região.  A proposta também é aberta à comunidade local e demais interessados em literatura, sejam estudantes ou não. A intenção do grupo é impulsionar a cultura leitora entre os indivíduos. As inscrições podem ser feitas clicando aqui

 

Os encontros do projeto ocorrerão quinzenalmente, aos sábados, no formato de um café literário, contemplando a discussão e a troca de ideias sobre obras previamente lidas, num espaço amigável de compartilhamento de experiências e percepções acerca dos textos selecionados. Em cada um dos encontros, haverá também um lanche compartilhado, a fim de acentuar o caráter agregador da prática da socialização de leituras que o clube propõe.

 

O clube irá se reunirá sempre às 14 horas, com duração de duas horas por encontro que, inicialmente, ocorrerão no espaço na cantina do Ifes Venda Nova. Posteriormente, poderão ser propostos outros ambientes para as discussões literárias.

 

Intitulado "Sociedade Epicureia: clube de leitura literária", o projeto teve inspiração em um grupo homônimo de jovens literatos da história da literatura brasileira no século XIX, como Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães e Aureliano Lessa. Os jovens tinham como inspiração o poeta britânico Lord Byron.

 

Obras literárias

 

O projeto está estruturado para durar até o fim do primeiro semestre letivo, no mês de julho e, neste intervalo de tempo, será proposta a leitura e a discussão de quatro obras, nesta ordem: O grande mentecapto (Fernando Sabino), São Bernardo (Graciliano Ramos), Helena e Esaú e Jacó (Machado de Assis ambos). As leituras prévias das obras devem ocorrer durante o período de duração do clube e em cada encontro haverá a discussão de uma dessas obras.

 

Todos os participantes do projeto receberão certificados expedidos pelo Ifes Venda Nova. Mais informações e orientações serão passadas no primeiro encontro, no dia 16 de março.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.