FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Educação

Educação

11.07.2019


ES conquista 4º lugar no Brasil durante Olimpíada de Matemática

Alunos que ganharam medalha de ouro foram recebidos pela Secretaria Estadual de Educação

 

 

 

 

A última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) colocou o Espírito Santo em quarto lugar no Brasil. E, para marcar este momento, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) recebeu os alunos das redes estadual, municipal, particular e federal, premiados na categoria ouro, em Salvador. Eles foram recepcionados pelo secretário de Estado da Educação Vitor de Angelo e equipe da Sedu, no Aeroporto de Vitória, na tarde da última terça-feira (09).

 

Vitor parabenizou os alunos e as equipes escolares envolvidas nessa conquista. “Gostaria de parabenizar o empenho e a dedicação de todos vocês em alcançar essa vitória. Mas, também, não seria justo parabenizá-los sem mencionar o trabalho que, certamente foi o que, também, fez vocês chegarem aqui: o envolvimento dos seus professores. Eles que conseguiram aguçar ainda mais em vocês o interesse por essa área. Mais uma vez quero externar a nossa alegria em vê-los com essa medalha estampada no peito e dizer que é um motivo de muito orgulho para nós”, disse.

 

O aluno da Escola Victorio Bravim, em Marechal Floriano, Matheus Peterle Modolo, destacou que ganhar “ouro” foi fruto de persistência e preparação. “Eu procurei vários livros, provas antigas da OBMEP e estudei bastante para a segunda fase. A primeira vitória foi uma medalha de prata. Meu objetivo passou a ser a medalha de ouro e é essa que recebi na cerimônia de Salvador. Por meio da OBMEP, hoje, já consigo pensar no meu futuro em fazer engenharia. A OBMEP abre as portas para o futuro”, disse.

 

Henrique Bruno Kroling, também aluno da Escola Victorio Bravim, destacou que participar das olimpíadas foi muito significativo. “Ela estimula os estudos da Matemática e também nos faz crescer e buscar o conhecimento e, cada vez mais vivenciar os desafios e aprender”, pontuou.

 

A mãe da aluna Ingrid Carolaine, 8º ano da Escola Ponto Alto, em Paraju, Fabiana Reterettez Kuster, era só orgulho. “Para nós, é um orgulho de tê-la como uma das vencedoras dessa Olimpíada. Ela tem uma facilidade muito grande e um desempenho muito bom, temos que continuar apoiando”, disse. O diretor da escola onde Ingrid estuda, Marcelo Ribetti, também foi recepcioná-la e enfatizou que a escola está muito feliz em compartilhar com a aluna esse momento.

 

“É uma sensação de dever cumprido. No nosso plano de ação utilizamos muito a parceria com as famílias. Nossa equipe está trabalhando sempre para que o plano faça sentido e engaje os alunos em todas as disciplinas para colaborar no aprendizado deles”, afirmou.

 

OBMEP no ES

 

No total, 195 alunos capixabas foram vencedores da OBMEP, sendo que 24 alcançaram a categoria Ouro. Esta é a 15ª edição da OBMEP, que teve recorde de inscrições no Espírito Santo. Ao todo, 980 unidades escolares se inscreveram, representando 92% das escolas públicas e privadas de todo Estado. Em relação aos alunos, o número passou de 314.662 para 317.501 estudantes, atingindo 100% dos municípios do Estado.

 

Da Rede Pública Estadual, oito alunos foram premiados. São eles: Álvaro Luiz Alves Vieira de Lima Borges, da Escola professora Elpidio Campos de Oliveira; Gabriel Seares Dellaroli, da Escola Monsenhor Elias Tomasi; Daniel Brunoro Krohling, Henrique Brunoro Krohling e Laysa Gilles Guidi, da Escola Victorio Bravim; e Samuel Rocha Gomes Costa, da Escola Antônio Carneiro Ribeiro.

 

Além dos 24 alunos que venceram na categoria ouro, outros 52 estudantes conquistaram a prata e 119 o bronze. A OBMEP também premiará com menções honrosas 1.309 alunos. De acordo com o assessor de Apoio Curricular da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Wellington Rosa de Azevedo, a OBMEP é mais uma ferramenta que estimula o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o Brasil.

 

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a 15ª OBMEP somou mais de 18 milhões de estudantes inscritos.

 

“Ano a ano, os resultados dos estudantes capixabas são expressivos na OBMEP e de grande importância no que tange o desempenho e a melhoria do ensino da Matemática no Espírito Santo. Esse aumento é reflexo do esforço de todos em preparar os estudantes da rede pública para se destacarem em olimpíadas científicas nacionais”, explicou Azevedo.

 

Criada pelo Impa em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

 

Fonte e foto: Ascom Sedu

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.