FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Saúde

Saúde

12.08.2019


Automedicação deve ser evitada em casos de dengue

Por ser uma doença com sintomas parecidos com os de outras de menor gravidade, muitas pessoas acabam se automedicando, o que pode agravar a situação

 

 

 

Sabe aquele vizinho que tem indicação de remédio para tudo? Você pode até não ter um vizinho assim, mas com certeza tem um amigo ou parente que já usou um medicamento indicado por um vizinho, sem prescrição médica. No entanto, no caso da dengue, algumas medicações para reduzir os sintomas da doença podem ser muito perigosas se utilizadas em caso de dengue.

 

Mesmo fora da época mais perigosa, os casos da dengue ainda são registrados em todo Estado. Por ser uma doença com sintomas parecidos com os de outras de menor gravidade, muitas pessoas acabam se automedicando e agravando a situação. Por isso, a indicação é: sempre que aparecerem os primeiros sintomas, a pessoa deve buscar atendimento médico. 

 

Sinais mais graves da dengue

 

Os principais sintomas da dengue são: febre acima dos 38,5 graus, dores pelo corpo, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.

 

Como se prevenir:

 

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

 

- Tirar água dos pratos de plantas;

 

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

 

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

 

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

 

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

 

Fonte e foto: Ascom Sesa

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.