FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Educação

Educação

13.08.2019


“Varal Solidário” desperta valores e aproxima alunos da comunidade em Brejetuba

A ação foi montada com agasalhos arrecadados a partir de uma gincana de conhecimento promovida pela escola estadual Álvaro Castelo

 

 

 

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada em Brejetuba, promoveu o “Varal Solidário”, ação que é resultado de uma Gincana do Conhecimento de Ciências da Natureza e Matemática, em que os alunos trabalharam conceitos de Biologia, Ciências, Física, Química e Matemática, através de tarefas como paródias, apresentações, cálculos, competições e arrecadação de agasalhos.

 

Para doar os agasalhos recolhidos pelos alunos na gincana, o “Varal Solidário” foi construído na praça que fica em frente à escola. O objetivo da ação é despertar nos alunos conceitos voltados à solidariedade, respeito, cidadania e amor ao próximo. A comunidade foi convidada a participar através da rádio do Município e grupos de mensagem, escolhendo gratuitamente peças conforme a necessidade.

 

Para a coordenadora da área responsável pela ação, a professora Sabrina de Sousa Proêza, o “Varal Solidário” trouxe benefícios para os alunos, ao incentivar a consciência e prática de ações para uma sociedade mais justa e igualitária. “Brejetuba é um município com temperaturas baixas no inverno. Ao observar as pessoas da comunidade escolhendo peças no varal, tivemos a sensação de felicidade e dever cumprido, pois possibilitamos aos alunos a aproximação com valores sociais. Para a comunidade, oferecemos agasalhos e também dignidade”, disse.

 

A professora de Português e Inglês, Alessandra Florindo, acompanhou os trabalhos realizados. “Considero o Varal solidário uma ação de grande valia para comunidade escolar. Formar uma sociedade mais solidária é também papel da escola, pois promove o protagonismo juvenil e a emancipação social”, destacou. Os alunos demonstraram interesse e satisfação em ajudar ao próximo, desde a arrecadação dos agasalhos na gincana, até a concretização do “Varal solidário”, como afirma o aluno do Ensino Médio e integrante da equipe vencedora da Gincana Pietro Martinuzzo Ricarte.

 

“Foi uma ação extremamente gratificante para nós, mudou nossa concepção sobre o quanto cada um pode ajudar o próximo. Mesmo parecendo tão simples, esta ação de arrecadar agasalhos para atender a comunidade que necessita, num período frio do ano, foi tão gratificante que não somente nós, mas toda a sociedade deveria fazer algo. A partir de uma simples gincana de conhecimento fizemos a diferença no nosso meio social”.

 

Fonte e foto: Ascom Sedu

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.