FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Geral

Geral

14.08.2019


Pastoral da Saúde de Venda Nova do Imigrante completa 30 anos

A instituição produz medicamentos fitoterápicos, com o trabalho de cerca de 80 voluntários e ainda realiza um importante trabalho social

 

 

 

 

A Pastoral da Saúde, uma das instituições voluntárias mais antigas de Venda Nova do Imigrante, está completando 30 anos de trabalho em 2019. A entidade produz medicamentos fitoterápicos e recebe clientes não apenas do município, mas também de todo o Estado e do País. Atualmente, são cerca de 80 voluntários que fazem os trabalhos na Pastoral.

 

Os cuidados começaram com um grupo de dez mulheres que visitava os lares, sem o apoio da medicação, e realizava levantamentos nos bairros para a Igreja e a Prefeitura. “Fazíamos a nossa parte como Igreja, mas também auxiliávamos na parte social junto com a Prefeitura sobre as condições de saúde da região”, relata Arcília Rébuli Betini, coordenadora da Pastoral da Saúde.

 

 

No mesmo período, a freira Luisa Caliman, do Rio Grande do Sul, veio visitar a paróquia São Pedro Apóstolo. Ela percebeu nesse grupo, formado por nonnas que prestava assistência à comunidade, a oportunidade de usar os conhecimentos dos moradores mais experientes sobre as plantas medicinais para ajudar quem precisa. A área de lazer da Igreja Matriz foi a sede para colocar esse projeto em prática.

 

“Nós trabalhávamos em um local pequeno, atual Apostolado da Oração. Ali, a igreja promovia o lazer dos idosos e, com a ideia lançada, cada um trazia um pouco do que tinha em casa. Uma senhora trazia um chapéu-de-couro e outra,  hortelã e nos orientava para o que era indicado. O nosso conhecimento veio daí, da colaboração de todos. Um pouco de cada um permitiu o que somos hoje”, acrescenta Arcília.

 

 

Os primeiros remédios produzidos pela Pastoral e preparados até hoje, são a “pomada milagrosa” e o xarope de angico. Além dos medicamentos fitoterápicos, que são preparações com plantas medicinais como xaropes, pomadas e cápsulas, os voluntários realizam visitas nas casas, orações, doações aos carentes e muito mais.

 

Prioridade na saúde do próximo

 

O trabalho da Pastoral foi crescendo, ganhou mais voluntários e, com isso, surgiu a necessidade de formações para a produção das medicações com mais qualidade e precisão. Naquele espaço, aconteceu a primeira palestra em 1991 e um dos palestrantes veio de Recife.

 

A Pastoral recebeu, em 2013, um novo local, no bairro Vila Betânea, para realizar as atividades e receber o público. “Aqui o ambiente é muito agradável. Eu considero como a minha segunda casa e vejo como todos, voluntariamente, vêm com o coração aberto”, relata Denise Nobre Moreira da Costa, tesoureira da instituição.

 

Mãos voluntárias que conquistaram admiradores

 

A iniciativa das nonnas vendanovenses ultrapassa a preparação fitoterápica. “A Pastoral da Saúde não substitui o tratamento médico, ela oferece atendimento complementar. O carinho e o acolhimento que oferecemos aqui auxilia tanto no lado físico quanto emocional do paciente”, comenta Arcília.

 

A instituição acolhe também quem tem interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários. Angolanos, italianos e alemães já vieram fazer curso, estágio, pesquisas e levaram medicamentos para o seu país. Dentre os brasileiros, as visitas mais agendadas são do estado do Rio de Janeiro. A Pastoral é uma ação da Igreja Católica que tem o apoio da Prefeitura e do Incaper.

 

Fonte e fotos: Ascom PMVNI/texto adaptado

 

Montagem interna: Rádio FMZ

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.