FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Geral

Geral

22.08.2019


Presidente da Apae faz o uso da Tribuna Livre na Câmara

Maria de Lourdes Fiorido falou sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, das conquistas e do que ainda precisa ser feito em relação às pessoas com deficiência

 

 

 

 

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- Apae de Venda Nova do Imigrante, Maria de Lourdes Fiorido, usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal na Sessão Ordinária da última terça-feira (20), para falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento acontece em todo o país de 21 a 28 de agosto, com o tema "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas".

 

De acordo com a Presidente, apesar das conquistas já alcançadas, a condição de protagonista da pessoa com deficiência precisa ser aprimorada e implementada para acontecer por inteiro, visto que ainda há muito o que fazer para que elas sejam participantes e atuantes, com expressivo destaque na elaboração e implementação das políticas públicas.

 

 

Ela frisou que é fundamental uma ampla mobilização, tanto da sociedade civil quanto da sociedade política, para que essas mudanças sejam realizadas. Na implementação das políticas públicas para a pessoa com deficiência é de significativa importância dar voz e vez a esses cidadãos.

 

Maria de Lourdes também falou de algumas questões simples, levantadas pelos pais da Apae, que podem ser modificadas para melhorar a vida das pessoas com deficiência, como: a desobstrução das calçadas, pois carros estacionados, árvores, buracos e mais outros percalços atrapalham o ir e vir; criação de vagas de estacionamentos para pessoas com deficiência nas portas das escolas, já que muitos possuem dificuldade de locomoção; transporte escolar adequado; e alternativas para ingresso no mercado de trabalho, dentre outras.

 

A Presidente ainda destacou que reconhece os esforços que já foram feitos para melhorar a vida das pessoas com deficiência, como a garantia de educação nas escolas regulares, a melhoria dos acessos nos locais públicos, acesso a políticas de saúde e na prevenção, por meio da oferta de exames para recém-nascidos.

 

Ela também agradeceu uma conquista recente fruto da mobilização dos pais juntamente com a Apae, no ano de 2018, que foi a aprovação do Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A sua implementação possibilitará a articulação e o diálogo com outras instâncias de controle social e os gestores da administração pública, em relação ao monitoramento, a avaliação e a fiscalização das políticas para as pessoas com deficiência.

 

“Ainda temos um longo caminho a percorrer e que o façamos juntos, sociedade, poder público, familiares e pessoas com deficiência”, finalizou Maria de Lourdes.

 

Fonte e fotos: Ascom CMVNI

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.