FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias FESTA DA POLENTA 2019

FESTA DA POLENTA 2019

02.10.2019


Música e dança preservam tradições e unem gerações na Festa da Polenta

Grupos de dança folclórica, corais, bandas compõem a programação cultural do evento

 

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

A Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante é considerada uma das maiores manifestações culturais da imigração italiana do Espírito Santo. Além de sua história de mais de quatro décadas, o que contribui para esse título são as atrações culturais que, ao mesmo tempo, mantêm e resgatam as tradições herdadas dos imigrantes e divulgam o trabalho cultural realizado em Venda Nova durante todo o ano.

 

Um exemplo é o Coral Sol da Manhã, criado em 1991, que segue como uma das atrações do evento, reunindo crianças e jovens entorno da música italiana. O grupo tem como objetivo divulgar a cultura de Venda Nova, valorizando costumes e tradições; e preservar as raízes histórico-culturais do município. Várias gerações já passaram pelo Sol da Manhã nesses quase 20 anos. Nesta edição da Festa, o Coral irá se apresentar nos dois domingos, sempre às 13h10.

 

Do mesmo modo, o grupo de dança “Dei Bambini” reúne crianças e encanta o público com suas coreografias e sincronia dos jovens que compõem o grupo. As crianças vestem roupas típicas e no decorrer da apresentação interagem com o público. O “Dei Bambini” sobe ao tablado também nos domingos, às 12h30.

 

Além das crianças, os adolescentes e adultos também participam de atividades culturais. O “Gruppo Folkloristico Granello Giallo” irá fazer sua 16ª apresentação na Festa da Polenta. São 28 dançarinos de 14 a 40 anos que fazem o trabalho com a dança folclórica Italiana.

 

A melhor idade não fica de fora e também participa com o Grupo Sempre Avanti que apresenta coreografias de danças folclóricas sempre muito animadas envolvendo os dançarinos, o público e as histórias e costumes dos “nonnos” e “nonnas”.

 

E não se pode falar em música sem lembrar do Coral Santa Cecília, o coro com mais tempo de atividades no Espírito Santo. São mais de 70 anos como referência na interpretação de músicas sacras, populares e tradicionais. O grupo irá cantar nas missas no primeiro e segundo domingo da Festa da Polenta, às 9 horas.

 

As bandas italianas são um espetáculo à parte, pois animam o público com suas tarantelas e músicas tradicionais. Além da anfitriã da casa, a Banda Toni Boni, a Festa da Polenta 2019 terá show do grupo Razazzi Dei Monti (Monte Belo do Sul – RS), Brasitália (Santa Tereza - ES), Gioco di Mora (Alfredo Chaves – ES) e Família Dal Ponte (Blumenau – SC). Os cantores Leandro Bellumat e Mirano Schuler também estão na programação.

 

Cliquei aqui e confira a programação oficial da Festa da Polenta 2019.

 

Coral Sol da Manhã na Festa da Polenta 2018. Foto: Leandro Fidelis.

 

 

Grupo Dei Bambini na Festa da Polenta 2018. Foto: Arquivo.

 

Coral Santa Cecília na missa em língua italiana realizada em maio de 2019. Foto: Arquivo.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.