FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

25.10.2019


Grupo Alcoólicos Anônimos (AA) de Venda Nova comemora 40 anos de fundação

O grupo se reúne todas as quartas-feiras, na Unidade de Saúde do bairro Minete, das 19h às 21 horas

 

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

O grupo Alcoólicos Anônimos (AA) está comemorando 40 anos de atividades no município de Venda Nova do Imigrante. A data será celebrada com uma confraternização, na sede da Maçonaria, no bairro São Rafael, a partir das 19 horas deste sábado (26).

 

Ao longo de quatro décadas, quase 600 pessoas participaram do AA de Venda Nova desde sua fundação no dia 13 de setembro de 1979. Naquele ano, quatro moradores foram até Cachoeiro de Itapemirim, e de lá trouxeram a experiência para ser implantada na cidade.

 

Atualmente, os membros do AA se reúnem, semanalmente, todas as quartas-feiras, na Unidade de Saúde do bairro Minete, das 19h às 21 horas. Entre 30 e 40 pessoas participam das reuniões que tem como foco ouvir os relatos de luta e superação em relação ao consumo de álcool.

 

Os encontros iniciam com a oração da serenidade, seguida de comunicados feitos pelo coordenação do grupo. No momento seguinte, os participantes podem fazer uso da palavra e compartilhar suas vivências. “O mais importante da nossa reunião e ouvir as pessoas que estão falando sobre o alcoolismo, que já passaram a vida deles no alcoolismo e se recuperaram”, diz um dos membros do grupo.

 

No Espírito Santo, a primeira cidade que a realizar o AA foi Linhares, depois  Cachoeiro de Itapemirim. O AA  é uma instituição fundada nos Estados Unidos que se espalhou pelo mundo.

 

O grupo convida a todos a participarem da comemoração dos 40 anos e também a frequentarem as reuniões às quartas-feiras.

 

Oração da Serenidade

“Concedei-nos, Senhor, serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar; coragem para modificar aquela que podemos e sabedoria para distinguir uma da outra”.

 

Os Doze Passos

Todos os programas do AA seguem a mesma versão dos 12 passos. Os grupos reúnem-se regularmente para discutir seus problemas, compartilhar suas vitórias e apoio mútuo. Uma das características mais amplamente conhecidas do programa é a tradição de, nas reuniões, os membros se apresentarem pelo primeiro nome e admitirem sua dificuldade.

 

1- Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

2- Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.

3- Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.

4- Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

5- Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.

6- Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

7- Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.

8- Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

9- Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.

10- Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

11- Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.

12- Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses Passos, procuramos transmitir essa mensagem aos alcoólicos e praticar esses princípios em todas as nossas atividades.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.