FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

29.11.2019


Verão e férias: cuidados em piscinas, praias e cachoeiras devem ser redobrados

Em Venda Nova, há aulas de natação que abordam a prevenção em ambientes aquáticos

 

 

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

Fim do ano chegando e com ele a combinação perfeita da garotada: verão e férias. Nesse período, as praias e piscinas são procuradas por muitos que querem relaxar, recarregar as energias e se divertir em família. Porém, o cuidado com crianças em locais aquáticos deve ser redobrado para evitar acidentes e afogamentos. 

 

Visando trabalhar a prevenção em ambientes aquáticos, o Instituto de Natação Infantil (Inati) promove a campanha “Novembro mês nacional da segurança aquática”. A iniciativa visa à divulgação de práticas adequadas em relação ao ambiente aquático para aumentar o nível de conscientização da população, diminuindo acidentes fatais, não fatais e suas sequelas, através de um esforço conjunto de entidades privadas e públicas.


Em Venda Nova do Imigrante, os professores de natação Henrique Lavarize e Fernanda Mascarello trabalham no mês de novembro com as orientações do Inati e ensinam as técnicas de prevenção para mais de 35 alunos, de 4 a 12 anos, divididos em diversas turmas. As aulas são ministradas no Clube Recreativo Venda Nova (Creven). 

 

“Nós trazemos essa material do Inati que é bem legal para as aulas de natação. Colocamos algumas possíveis causas que podem acontecer em qualquer ambiente, porque o afogamento pode ocorrer em piscinas, praia, rio, lagoa, até mesmo, se for um bebê pequeno, em um balde com água. Abordamos todos os temas durante esse mês; várias coisas que podem acontecer nesses ambientes como quedas, a pessoa não conseguir chegar até um ponto que se propôs a nadar”, explica o professor Henrique.

 

Ainda segundo o professor de natação, a última aula do mês de novembro é diferente, pois conta com a presença de militares do Corpo de Bombeiros que apresentam técnicas de nado, salvamento e resgate. Os bombeiros passam as dicas para as crianças em um ambiente descontraído e com muito aprendizado para os alunos que podem executar os exercícios propostos com a ajuda dos militares para sanar dúvidas e curiosidades. 

 

Além das crianças, os adultos que acompanham as aulas de prevenção dos filhos acabam aprendendo com as lições desenvolvidas pelos professores e pelos bombeiros. É o que afirma Rafaela Pagotto que acompanha o filho Luca, de seis anos, durante as aulas. “As crianças não podem ficar sozinhas em hipótese alguma, elas têm que estar sob a supervisão de um adulto. Mas, pode acontecer de cairem em uma piscina, em um lago nos passeios de férias. Então, é importante elas saberem as técnicas de segurança, como pedir socorro, como se virar no caso de uma queda”. 

 

Além de aprovar a iniciativa, Rafaela aprende junto com o filho nesse projeto que já ocorre há três anos em Venda Nova. “É o terceiro ano que o professor Henrique e o Creven fazem essas aulas de prevenção. Em cada ano, os bombeiros trazem informações diferentes. O ano passado foi uma aula mais teórica. Este ano, estão diretamente com os alunos; está muito interessante. É muita técnica e muito aprendizado para os pais e para os alunos”, reforça Rafaela.

 

Confira aqui as dicas de prevenção e segurança em ambientes aquáticos!

 

O professor de natação, Henrique Lavarize, acompanha as instruções de segurança dos bombeiros para as crianças

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.