FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Agricultura

Agricultura

02.12.2019


Frente Parlamentar quer difundir o plantio de oliveiras nas montanhas capixabas

Encontro nesta quarta-feira (4), em Marechal Floriano, vai reunir produtores e interessados em implantar a cultura

 

 

 

Focada em aumentar a produção de azeitonas no Espírito Santo e viabilizar a construção de uma agroindústria de beneficiamento do fruto, a Frente Parlamentar em Defesa e Apoio à Diversificação Agrícola, Agricultura Familiar e Orgânica, realiza nesta quarta-feira (04) mais uma reunião com produtores e interessados em implementar a cultura em suas propriedades. Desta vez, focada nas Montanhas Capixabas, o encontro acontece em Marechal Floriano.



A olivicultura já foi apresentada a produtores do Caparaó pela Frente Parlamentar como uma alternativa viável de produção. O plantio de oliveiras possui particularidades que limitam a área apta para o cultivo a regiões com terreno na faixa de altitude entre 900 e 1.300 metros, com temperaturas médias abaixo de 10° C. Ao todo, o Espírito Santo possui 150 mil hectares aptos, distribuídos em 25 municípios da região Serrana e do Caparaó, mas apenas 186,5 hectares são cultivados hoje.



Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante compõem a região de Montanhas Capixabas e possuem entre 20 e 76% de áreas cultiváveis, cada, de acordo com o Incaper. “Estamos empenhados em tornar viável a construção de uma agroindústria para a produção do nosso azeite capixaba. Já temos terreno, recursos e o compromisso do Governo em apoiar junto com a gente esta iniciativa”, explicou o presidente da Frente, Deputado Estadual Dary Pagung.



Na reunião com os produtores será promovida uma palestra com o extensionista do Incaper, Carlos Sangali, com o tema “Panorama/ Perspectiva da Olivicultura no ES". O objetivo é difundir e divulgar os potenciais da olivicultura no Estado. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira (04) às 18h, no Centro de Agronegócios (ao lado do posto do café, rodovia ES 146, KM 01) em Santa Maria de Marechal, Marechal Floriano.

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.