FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

20.12.2019


Bisavós do piloto Ayrton Senna imigraram da Itália para o município de Castelo

A Revista Insieme publicou uma reportagem com a genealogia do Tricampeão de Fórmula 1

 

 

 

 

O piloto brasileiro e tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, tinha raízes capixabas. Uma reportagem publicada pela Revista “Insieme” conta as origens e trajetória da família Senna no Espírito Santo. Um dos textos que compõem a matéria é de autoria do castelense e Diretor do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Cilmar Franceschetto, e trata da genealogia do piloto. O estudo mostra que os bisavós de Ayrton imigraram da Itália para a região de Castelo, onde se casaram.

 

De acordo com a Revista, Luigi Sena, bisavô de Ayrton, chegou ao Brasil pelo porto de Cachoeiro de Itapemirim em 20 de março de 1893. Era um jovem de apenas 24 anos que imigrou sozinho da pequena localidade de Scisciano, na província de Nápoles, onde nasceu em 1869.

 

Já no Espírito Santo, em Castelo, Luigi casou-se com Giovanna Maria Magro. Muitos anos depois, o nome da matriarca foi dado a sua neta Neyde Joana, mãe de Ayrton. Giovanna nasceu em Siculiana, na província de Agrigento, uma das partes mais pobres da Sicília. Ela chegou ao Brasil, em 1894, aos 18 anos.

 

Luigi e Giovanna se conheceram e casaram-se em Castelo, às nove horas de um domingo, dia 13 de dezembro de 1896. Segundo o texto de Franceschetto, as informações do matrimônio dos avós do piloto estão registradas no Cartório de Registro Civil e Notas de Castelo. Essa fonte documental e os documentos do  APEES ajudaram a elucidar parte do roteiro dos italianos Luigi e Giovanna em território capixaba.

 

A pesquisa de Cilmar também descobriu que os antepassados de Ayrton eram agricultores, tinham trato com rebanho bovino e vocação de negociantes, o que pode ter contribuído para o estabelecimento em Castelo, visto que já havia familiares no território que imigraram primeiro e moravam em localidades de Castelo e Muniz Freire.

 

Seguindo as análises do diretor do APEES, a família Senna mudou-se para São Paulo após o ano de 1898. O avô de Ayrton já nasceu em solo paulista, em 1906.

 

 

Clique aqui e confira a reportagem completa no site da Revista Insieme.

 

Curiosidades

  • O sobrenome na família, originalmente, era escrito “Sena” como consta nos documentos do Arquivo Público; já no Brasil, houve a mudança na grafia para “Senna”.  
  •  
  • Ayton Senna nasceu em 21 de março de 1960 e morreu em 1 de maio de 1994, na Itália, país de origem de seus antepassados.

 

Com informações da Revista Insieme.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.