FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Agricultura

Agricultura

27.12.2019


Investimentos e parcerias fortalecem ações voltadas para a agricultura familiar capixaba

O Incaper atendeu em 2019, sem repetição, mais de 43 mil pessoas entre agricultores familiares, quilombolas, assentados, indígenas, pescadores e outros públicos

 

 

 

 

 

O ano de 2019 foi para semear novos rumos para o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As ações realizadas ao longo do ano florescem expectativas de uma farta colheita: bons resultados voltados para a agricultura familiar do Espírito Santo devem surgir pelos próximos meses.



O Incaper atendeu em 2019, sem repetição, mais de 43 mil pessoas entre agricultores familiares, quilombolas, assentados, indígenas, pescadores e outros públicos. As mulheres e os jovens rurais receberam atenção especial. O trabalho integrado de pesquisa, assistência técnica e extensão rural prestado pelo Incaper contribuiu na diversificação das culturas, nas ações de preservação do meio ambiente, no acesso a políticas públicas e a novas tecnologias.



Um total de 49 projetos de pesquisa foram aprovados em 2019. Por meio deles, foram captados mais de R$ 3 milhões para o desenvolvimento de pesquisas agropecuárias no Espírito Santo. Os resultados de outras pesquisas realizadas pelo Incaper são disponibilizados aos agricultores e também apresentados em artigos científicos, capítulos de livros e outras publicações.



Outra ação importante foi a retomada do diálogo e o fortalecimento de parcerias institucionais. “Melhoramos a interlocução com os Governos Federal, estadual e municipais, o que fortaleceu a nossa instituição e, consequentemente, fortaleceu também o desenvolvimento rural capixaba. Muitos braços contribuíram para a retomada das ações de reestruturação do Incaper como: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fundagres, as bancadas estadual e federal, prefeituras, empresas e instituições”, disse o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.



Tais ações vão propiciar uma melhoria significativa no atendimento prestado pelo Incaper, garantindo mais agilidade na promoção de soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Desta maneira, o Incaper contribui para o fortalecimento da agricultura familiar do Espírito Santo.

 

Veículos e infraestrutura

Foi elaborado um planejamento para adequação e modernização da infraestrutura física e tecnológica do Incaper. As ações foram propostas para serem desenvolvidas entre os anos de 2019 e 2023.

 

Foram adquiridos 48 veículos e mais de 200 computadores. As ações têm por objetivo propiciar condições adequadas aos técnicos na execução das atividades de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Esta melhoria possibilita a ampliação dos atendimentos aos agricultores familiares capixabas, gerando resultados positivos para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado.

 

Unidades do Incaper em 77 municípios capixabas, além da sede, serão reestruturadas, reduzindo custos com a prestação e a manutenção dos serviços. Desta maneira, o Incaper assegura a eficiência operacional, transparência e segurança da informação, imprimindo mais agilidade em sua atuação.

 

Os serviços de manutenção da infraestrutura de apoio à pesquisa e à transferência de tecnologia foram reiniciados em várias unidades. Na primeira etapa foram contempladas seis Fazendas Experimentais do Incaper onde são desenvolvidos experimentos relacionados à cafeicultura: Sooretama, Linhares, Marilândia, Mendes da Fonseca, Bananal do Norte e Venda Nova do Imigrante.

 

Secadores, terreiros, estufas, viveiros e outras estruturas de colheita e pós-colheita receberão manutenção. Os serviços melhoram as condições das estruturas já existentes nestas unidades, contribuindo com o desenvolvimento das pesquisas científicas e, consequentemente, melhorando ainda mais a entrega das tecnologias aos agricultores familiares do Espírito Santo.

 

Os Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui e Alegre foram contemplados com serviços de manutenção da infraestrutura. Outras unidades do Incaper também serão beneficiadas em outra oportunidade.

 

Com informações do Incaper.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.