FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

10.01.2020


Batalhas de rimas de hip hop recomeçam neste sábado (11) em Venda Nova

O coletivo passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do município e será realizado na Praça Padre Emílio

 

 

 

 

Um novo movimento cultural está ganhando espaço e atraindo adeptos, principalmente o público jovem, em Venda Nova do Imigrante. As “batalhas” são competições de rimas de hip hop, em que os competidores batalham entre si, improvisando versos. Apesar de ser um evento recente na cidade, as batalhas de Mc’s surgiram enquanto o hip hop dava seus primeiros passos em meados dos anos 70, no subúrbio de Nova York.

 

Em Venda Nova, a prática passou a se chamar “Batalha da ADL”, devido à sigla “ADL” que se refere à área de lazer, como é conhecida por esse público a Praça Padre Emílio, ao lado da Igreja Matriz. O evento, que é realizado por um coletivo de jovens, iniciou no fim do ano passado e retoma as atividades neste sábado (11), às 14 horas. Nessa edição, haverá a participação especial do Robson MC, de Juiz de Fora, premiado em várias batalhas em Minas Gerais.

 

A iniciativa, que também conhecida como duelo de “Freestyle”, faz parte do calendário oficial de eventos de Venda Nova e é realizada no primeiro sábado de cada mês, na Praça Padre Emílio. O evento tem reunido um grande número de jovens de vários pontos da cidade, como distrito de São João, comunidade do Camargo e até de outros municípios. O último encontro reuniu cerca de 150 participantes.

 

A professora Katiucha Orrico acompanha e apoia o evento. “Montamos um projeto para concorrer nos editais de Secretaria de Estado da Cultura (Secult), na tentativa de conseguir a verba para eles adquirirem o próprio equipamento e conseguir trazer formadores de ‘slam’, rimas, podendo assim ampliar o repertório dos participantes”, explica.

 

São dois tipos de batalhas, a do conhecimento e a de sangue. Na primeira, os juízes lançam um tema e o mc faz as rimas de acordo com o que é proposto. A segunda é mais comum e são rimas livres, geralmente, com injúrias, ataques e defesas entre os mc’s.

 

Ainda de acordo com Katiucha, em todas as batalhas há premiações, primeiro e segundo lugar. Na última batalha, a Ótica Serrana patrocinou um par óculos que foi o prêmio da edição.

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.