FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

18.01.2020


Cinco mortos e dezenas de desabrigados no Sul do ES devido às chuvas

Municípios de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves foram os mais afetados

 

 

 

 

Os diversos municípios do Sul do Estado começam a contabilizar os danos e prejuízos causados pela chuva que atingiu a região durante a noite de ontem, sexta-feira (17) e madrugada de hoje (18). Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta foram as cidades mais atingidas. Cinco mortes foram confirmadas em decorrência das chuvas e mais de 30 pessoas estão desabrigadas até o momento.

 

Iconha

O município de Iconha foi um do mais prejudicados pelas chuvas. Na manhã deste sábado (18), o Governador Casagrande esteve na cidade junto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual para orientar e iniciar os trabalhos de reconstrução do município e atendimento à população.

 

Até o momento, duas mortes foram confirmadas no município, uma delas na comunidade de Bom Destino.  As ruas na cidade estão repletas de lama, detritos e carros danificados. A situação em Iconha é considerada de Calamidade Pública.

 

Vargem Alta

Vários moradores estão isolados por causa de queda de uma ponte na comunidade de Taquarussu. Houve alagamentos nas comunidades de Capivara, Vargem grande, São José de Fruteiras, Centro, Jaciquá, Córrego Alto e Richmond.

 

Houve quedas de barreiras ao longo da Rodovia ES-164, que liga Cachoeiro de Itapemirim à BR 262, com vários pontos de interdições. A desobstrução da via só poderá ser feita após a chegada do maquinário para efetuar a limpeza da pista.

 

Foram registradas 77 ocorrências vinculadas às chuvas junto ao Corpo de Bombeiros, como queda de barreiras, de árvores e alagamentos. Choveu aproximadamente 231.6 mm nas últimas 12 horas em Vargem Alta.

 

Alfredo Chaves

Três vítimas fatais já foram confirmadas pela Prefeitura Municipal. Um casal de idosos morreu soterrado no bairro Cachoeirinha e um morador na localidade de Recreio. Há pessoas desalojadas e desabrigadas no município. Em algumas ruas a água ainda não baixou e moradores não conseguem sair de casa.

 

Várias barreiras caíram na Rodovia ES 146, bloqueando o acesso à sede do município. Equipes e maquinas das prefeituras de Domingos Martins e Marechal Floriano atuam na desobstrução da via.

 

Em São Bento de Urânia, interior do município, rios e córregos que cortam o distrito inundaram ruas, atingindo comércios e residências. Também há estradas interditadas devido à queda de barreiras.

 

De acordo com a secretaria de Saúde municipal, um morador ficou gravemente ferido após a casa ficar soterrada e foi transferido por meio de um helicóptero da Polícia Militar. Há moradores ilhados que só conseguem sair das casas com auxílio de barcos.

 

Assim como Iconha, o município ficou um caos na manhã deste sábado (18). O acumulado de chuva em Alfredo Chaves é de 249.2 mm, o maior índice de chuva registrado no Espírito Santo nas últimas horas.

 

Castelo

Em Castelo, diversas barreiras caíram na zona rural. De acordo com os Bombeiros, uma casa ficou parcialmente destruída e uma família desalojada. Todas as demandas foram atendidas pela Defesa Civil local. A chuva no município chegou a 67.17 mm.

 

Rio Novo do Sul

Alagamentos no bairro Cachoeirinha com um casal de idosos ainda aguardando sua retirada e uma família desalojada no distrito de princesa. Por volta das 10 horas de hoje, o Corpo de Bombeiros seguiu deslocou uma equipe para o atendimento da ocorrência. Foram registrados 115.0 mm de chuva no município.

 

Cachoeiro de Itapemirim

Foram registrados alagamentos no distrito de São Vicente e Soturno e queda de barreiras na ES 164 com interdições totais. Às três horas da madrugada, houve o desabamento de uma casa no bairro nossa senhora Aparecida, com cinco vítimas não fatais, todas atendidas e encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Infantil. O local foi isolado. Choveu cerca de 69.97 mm em Cachoeiro.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.