FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

11.02.2020


Ascaveni completa seis anos de trabalho gerando renda e preservando o meio ambiente em Venda Nova

A Associação faz a triagem de resíduos recicláveis do município; são 15 toneladas, por mês, de materiais que ganham destinação correta

 

 

 

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni) completou seis anos de atividades no último dia 31 de janeiro. Com 13 membros associadas, o grupo trabalha na separação de materiais recicláveis que são recolhidos pela coleta seletiva realizada no município. Além de dar um destino correto aos resíduos, a Ascaveni garante renda para as 12 famílias associadas e economia para a Administração Pública.

 

A criação da Ascaveni ocorreu em 2014 por meio de um Termo de Compromisso ambiental entre a prefeitura e o Ministério Público, incentivando o poder público municipal a dar o suporte necessário à criação da associação. Atualmente, 15 toneladas de material reciclável saem da associação por mês. O objetivo do grupo é dobrar a produção.

 

As mãos habilidosas e o bom humor dos associados garantem um clima descontraído em meio ao trabalho árduo. Os trabalhadores dali são de idades diversas, desde a mais experiente, a dona Luzia das Graças dos Reis Dias, de 54 anos, “Estou aqui desde 2015. Todo serviço é interessante!”; até a mais jovem da turma, a Bruna de Oliveira da Silva, de 20 anos, “Trabalho aqui há cinco meses e o mais interessante é amizade!”, conta a jovem.

 

Rogéria Aparecida Silva é a atual presidente e uma das fundadoras da Associação. “Estamos com muito desafios, um deles é aumentar a coleta seletiva em alguns bairros que ainda não tem e, principalmente, no interior”, explica. O trabalho é possível devido à coleta seletiva que hoje é realizada em 22 bairros e comunidades de Venda Nova, além de participação em eventos regionais.

 

De acordo com a Ascaveni, somando os anos de 2015 a 2019, mais de 973 toneladas de materiais deixaram de ir para aterros sanitários e foram reciclados, gerando uma economia de cerca de R$ 90 mil aos cofres públicos. Em contrapartida, foram quase meio milhão de reais retornando para o comércio e serviços de Venda Nova.

 

Os resultados e números são bons, mas podem melhorar. Toda a população do município pode contribuir com esse trabalho separando corretamente seu lixo e colocando para a coleta nos dias apropriados.  “A população é um membro importantíssimo para nós. Quanto mais material reciclável tiver em casa e colocar para coleta no dia correto, para a gente é ótimo, pois vamos ter um número maior de material aqui para poder vender”, reforça Rogéria.

 

As portas da Ascaveni estão abertas para visitação tanto para turmas de escolas, faculdades ou de qualquer pessoa que se interesse em conhecer esse trabalho. O galpão da Associação fica localizado na comunidade de Viçosinha, no km 03 da Rodovia ES-473.

 

 

Ascaveni

Rogéria Aparecida Silva (Presidente)

Terezinha de Lima Ferreira (Tesoureira)

Claudinéia Gonçalves da Silva ( Secretária)

Luzia das Graças dos Reis Dias (Conselho fiscal)

Maria da Penha Bento da Silva Estevão (Conselho fiscal)

Lucinéia Gonçalves da Silva Ribeiro (Conselho fiscal)

Bruna de Oliveira da Silva

Claudia Olendina da Silva

Daniel da Silva Lima

Rosimeria da Silva Pereira Alves

Willian de Souza Silva

Jéssica Botacin Barboza

Noel Zeferino

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.