FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Saúde

Saúde

26.02.2020


Coronavírus: qual é a melhor forma de prevenção?

Confira dicas da doutora Ana Escobar

 

 

 

 

O mundo todo está em alerta devido o Coronavírus. Após matar milhares de pessoas na China e chegar à Europa, o primeiro caso acaba de ser confirmado no Brasil, o primeiro na América Latina. No Espírito Santo, há um caso suspeito de um morador do município de Serra.

 

Para saber mais sobre o assunto e buscar alguma forma de prevenção, segue abaixo alguns procedimentos que podem evitar ao diminuir o risco da doença. As informação são do blog Bem Estar do G1, da médica pediatra e professora na Faculdade de Medicina da USp, doutora Ana Escobar.

 

1. Lavar as mãos a cada 3 horas. Quantas vezes você já ouviu isso? Muito provavelmente pensou, quando leu: “de novo essa ladainha”. Mas quantas pessoas que você conhece praticam – de fato – esta “ladainha”? Muito poucas, não é mesmo? Todos têm pavor de pessoas espirrando e tossindo à sua volta. Mas ninguém tem medo de pegar em um suporte para apoio no transporte público e não lavar as mãos depois. Por isso fica a dica: lave as mãos com água e sabão a cada 3 horas ou com intervalo menor, se julgar necessário. Se não conseguir lavar as mãos, o álcool gel pode ajudar como segunda opção.

 

2. Tenha modos para tossir e espirrar. Tossir sem cobrir a boca é falta de educação. Muitos sabem disso e quando tossem levam as mãos à boca para evitar que os vírus se espalhem no ambiente. Só que esta atitude não é a mais recomendada. Tossir em público é muitas vezes inevitável e não dá para segurar; por isso faça-o corretamente: tussa no seu braço, entre a região do ombro e do cotovelo. Isso deixa sua mão com menos vírus e se você encostar em quaisquer objetos – uma maçaneta, por exemplo- estará contaminando menos pessoas. Para espirrar: espirre em um lenço descartável e, como o nome diz, descarte-o. Ou no braço também, se não houver outro jeito.

 

3. Use máscaras se estiver gripado. As máscaras cirúrgicas são indicadas para conter uma grande variedade de vírus. Por isso, se você estiver gripado, tenha a cortesia de andar de máscara para evitar que seu vírus – qualquer que seja ele – se espalhe para outras pessoas. Se você não está doente, não se justifica ainda andar preventivamente de máscara no Brasil para evitar o contato eventual com o coronavírus.

 

Claro que estar com a saúde em ordem, praticar exercícios físicos, comer e dormir bem são essenciais para aprimorar o desempenho do seu sistema imunológico. Por isso, a prevenção do Coronavírus ou de quaisquer outras doenças infecciosas não é para começar hoje. É um estilo de vida que deve ser cultivado a cada dia.

 

Observação importante: receber pelo correio produtos comprados e embalados na China NÃO tem problema. O vírus é frágil fora de organismos biológicos e morre antes de chegar no Brasil.

 

Com informações do G1.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.