FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

10.06.2020


Biblioteca de Venda Nova se adapta e incentiva leitura na quarentena

As medidas preveem higienização e quarentena de livros, permitindo que eles sejam emprestados

 

 

 

Medidas permitem que população continue emprestando livros durante a quarentena
Medidas permitem que população continue emprestando livros durante a quarentena

 

O isolamento social, recomendado neste momento de pandemia, pode ser uma oportunidade para adquirir novos hábitos, como a leitura, por exemplo. Com o objetivo de colaborar com a comunidade durante a quarentena, a Biblioteca Municipal Professor Benito Caliman adotou novos protocolos sanitários para garantir a segurança de usuários e servidores. As medidas preveem higienização e quarentena de livros, de até 6 dias, para que o exemplar seja novamente disponibilizado para empréstimo.

 

Devido à pandemia o atendimento presencial ao público da Biblioteca Municipal, que é ligada à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, está suspenso, sendo realizado por telefone. Por meio do número (28) 3546-3950, os usuários podem entrar em contato com a Biblioteca e solicitar o empréstimo de livros do acervo municipal que ultrapassa 20 mil exemplares em diversas áreas.

 

Pelo telefone o usuário pode solicitar a busca de exemplares e agendar um horário para pegar o livro escolhido. O empréstimo tem duração de 07 dias, podendo também ser renovado pelo telefone da Biblioteca. Podem ser emprestados três livros e cinco gibis por vez. O horário de funcionamento é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Medidas de segurança adotadas

Quando o livro é devolvido à Biblioteca, fica de um dia para o outro reservado em um local específico. Após esse período vai para uma estante onde permanece por mais seis 6 dias. Só após esse processo o exemplar é higienizado e então volta para o acervo, podendo ser novamente emprestado para os usuários.   

 

As medidas de segurança foram baseadas em orientações da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas, que também prevê a utilização de Equipamentos de Proteção Individual pelos servidores.

 

A técnica de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Venda Nova, Renata Negri, visitou a Biblioteca para fornecer os EPIs, como as luvas que devem ser utilizadas no recebimento e contato com os livros devolvidos, e auxiliar as servidoras nos protocolos.

 

Equipamentos de proteção individual (EPIs) foram entregas pela técnica em medicina do trabalho
Equipamentos de proteção individual (EPIs) foram entregas pela técnica em medicina do trabalho

 

Novos cadastros

Quem ainda não possui cadastro na Biblioteca pode solicitar o mesmo pelo telefone e encaminhar os documentos por e-mail. É necessário apresentar cópia da identidade ou carteira de motorista, além de um comprovante de residência. Os interessados podem utilizar o celular para tirar uma foto dos documentos e encaminhar para o e-mail biblioteca@vendanova.es.gov.br 

 

Serviço

Biblioteca Municipal Professor Benito Caliman

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 07h às 17h

Telefone: (28) 3546-3950

E-mail: biblioteca@vendanova.es.gov.br

Endereço: Rua Nossa Senhora de Lurdes, S/N, Bairro São Rafael (próximo ao Ifes)

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.