FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

26.06.2020


Turismo certificado: empreendimentos das montanhas aderem ao selo de qualidade

 

 

 

 

Mais de 30 estabelecimentos turísticos de nove municípios da região de montanhas do Espírito Santo já aderiram ao selo “Turista Consciente & Ambiente Responsável”, desenvolvido pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, entidade sem fins lucrativos e que é a instância de governança da região, responsável pelas ações em prol do turismo local.

 

Hotéis, pousadas, restaurantes, cafeterias, lojas e sítios de agroturismo são alguns dos locais que passaram a adotar o selo como forma de demonstrar aos clientes que o estabelecimento tem cumprindo todas as medidas necessárias para evitar a propagação do coronavírus, causador da Covid-19.

 

O selo foi criado com o objetivo de organizar e integrar a retomada do fluxo turístico dos municípios da região de montanhas do Espírito Santo, bem como assegurar que os estabelecimentos estão adotando protocolos sanitários internacionais de combate à pandemia.  

 

O selo pode ser solicitado gratuitamente e o empreendimento não precisa ser associado ao Convention, mas deve estar localizado em um dos seguintes municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

 

O tradicional restaurante Casa da Bica, que fica às margens do 69,5 da BR-262, em Marechal Floriano, já exibe o selo logo na entrada do local, ao lado de recipientes com álcool em gel. O gestor da Casa da Bica, Paulo da Silva Gilles, elogiou a criação do selo e das exigências para a obtenção do mesmo.

 

“O selo tem um papel fundamental, no sentido de gerar a confiança necessária que o setor precisa para a retomada do turismo. Por se tratarem de protocolos simples e eficazes, e com referências internacionais, os turistas se sentirão acolhidos e seguros em nossos empreendimentos, promovendo o destaque da região das montanhas capixabas”, enfatizou.

 

O restaurante também adotou o selo “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo, e conta com uma consultoria da nutricionista Juliana Prando Reis para promover a segurança alimentar e manter as boas práticas em funcionamento. “O objetivo é dar foco total na segurança de nossos clientes e colaboradores”, completou Gilles.

 

COMO PARTICIPAR - Para a elaboração das regras, foram analisados protocolos nacionais e internacionais.  A ideia da criação do selo surgiu de uma experiência bem sucedida em Portugal, e foi adaptada à realidade da região de montanhas, inclusive com a inclusão do segmento de agroturismo.

 

A adesão ao selo será voluntária e gratuita, cabendo ao estabelecimento atender a todos os protocolos previstos no documento. Para a elaboração das regras finais, foi realizado um debate com representantes das secretarias de turismo dos municípios contemplados, do Sebrae, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES) e de empresários do setor. Antes da aprovação final das regras, o documento foi disponibilizado, por meio de grupos de WhatsApp e por e-mail, para que toda a sociedade civil organizada tivesse a oportunidade de sugerir e comentar as medidas.

 

O presidente do Convention das Montanhas, o empresário Valdeir Nunes, que foi um dos primeiros a adotar o selo em seu hotel, o China Park, em Domingos Martins, reforçou a importância da iniciativa. “Uma das principais importâncias é a padronização dos serviços. Existem vários protocolos a serem seguidos para o combate ao coronavírus, e nós fizemos uma junção dessas regras sanitárias e adequamos a cada segmento. Para receber esse selo, os empresários precisarão seguir as determinações estabelecidas”, enfatizou.

 

Para obtenção do selo de qualidade, os empreendimentos precisam seguir os seguintes passos:

 

1 - O empresário precisa aderir às regras e assinar o termo de compromisso, disponível no site: www.montanhascapixabas.org.br. Após assinar, o documento precisa ser enviado pelo e-mail: administrativo@montanhascapixabas.org.br;

2 - Após receber o termo assinado, a equipe do Convention fará a análise e a emissão do certificado, se o estabelecimento atender a todos os requisitos para a obtenção do selo;

3 – A entrega do certificado ao empreendimento será feita por um representante do Convention ou da Secretaria de Turismo do município;

4 - O empreendimento será fiscalizado pela Instância ou pela Secretaria Municipal de Turismo;

5 – Todas as quintas-feiras, a lista com os nomes dos estabelecimentos que aderiram ao selo será atualizada e disponibilizada no site oficial do Convention: www.montanhascapixabas.org.br.

 

Com informações da Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.