FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Educação

Educação

16.09.2020


Alunos e professores da Domingos Perim promovem o Dia do Herói em Venda Nova

Projeto homenageou garis da cidade com mensagens de gratidão, café e bombons

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

 

Professores e alunos do Escola Estadual de Ensino Fundamental Domingos Perim, de Venda Nova do Imigrante, estão realizando o projeto “O Dia H – o herói da minha cidade”. A proposta é dar visibilidade aos profissionais que são poucos notados pela população, mas que desenvolvem trabalhos essenciais na comunidade. O primeiro profissional escolhido pela equipe para ser homenageado foi o gari.

 

A mobilização dos professores e dos alunos foi intensa, pelo fato de que as aulas presenciais continuam suspensas. Aliados ao momento atípico, a proposta motivou e inspirou  os estudantes a partirem para a ação de forma concreta e intencional.

 

O projeto possibilitou que profissionais de vários pontos da cidade se sentissem acolhidos e valorizados. Na Vila Betânea, o senhor Antônio, que cuida de algumas ruas do bairro, ficou feliz ao ser convidado para ser fotografo e filmado; ao ler os cartazes e receber bombons, ele ficou emocionado pois viu naquele gesto o reconhecimento do seu trabalho.

 

Já na rua São Pedro, a iniciativa ganhou reforço dos moradores Rafael, Sidnéia e a jovem Kemilly que ajudaram na produção dos cartazes e ornamentação do espaço. O café foi compartilhado com toda a vizinhança unindo de fato a comunidade no processo educacional.

 

Ali, o senhor Gildázio, que cuida das ruas, faça chuva ou faça sol, se sentiu um verdadeiro herói por ser lembrado e homenageado, “esse dia foi muito importante na minha”, disse o profissional que relatou o esquecimento e a invisibilidade que sofre no dia a dia da profissão. Os profissionais Damião Dordenoni, Marcelo Ferreira e Vinícius Fabre também agradeceram o gesto de carinho e pediram, para o ano que vem, um almoço de comemoração.

 

A ação envolveu os professores Maria Cristina Satlher Pizzol, Flávia Graciano Silva, Carolina Campos  Piazzarollo, Maria da Penha Soares, Luciano Mariano da Silva e Michele Pereira. “Como educadora sempre acreditei que a palavra convence, mas o exemplo arrasta. Pensado assim, a importância de uma iniciativa como essa para a comunidade é de convidá-la a pensar de um outro jeito, exercitando a empatia e a solidariedade. Dar visibilidade a quem não tem ou pouco tem. É mostrar que existem heróis na nossa comunidade. Que você, eu... podemos ser heróis. Não heróis fictícios como os das histórias em quadrinhos, mas heróis humanos que executam atividades pensando no bem coletivo”, comentou a professora Maria Cristina.

 

A professora Michele Pereira salientou a importância de enxergar as pessoas que prestam serviços essenciais na sociedade. “O tema herói veio em um momento propício para 2020 onde muitos se colocaram na linha de frente e fizeram a diferença em nossas ruas, bairros, cidades ou seja em nossas vidas. Sem receber o seu bom dia, um sorriso, o olhar de agradecimento, eles estavam ali fazendo seu trabalho e mantendo a cidade limpa e organizada”, disse.

 

A ação da escola Domingos Perim gerou repercussão nas redes sociais e também foi bem recebida nas ruas da cidade, levando à reflexão sobre as práticas de convívio social no dia a dia. “Podemos ser heróis humanos despertando o respeito coletivo, sem preconceitos, com amor no nosso cotidiano, valorizando cada vez mais as pessoas de uma forma igualitária. Isso fará a diferença na vida de muitos, isso é fazer e transformar a educação”, reforçou a professora Michele.

 

Assim, a proposta que começou no dia 28 de agosto seguiu até a última sexta-feira (11). Os alunos realizaram a ação e enviaram os registros aos docentes da plataforma online Google Sala de Aula ou pelo aplicativo WhatsApp.

 

Protagonismo

O projeto faz parte das disciplinas que abordam práticas e vivências do protagonismo, que visam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e também a ampliação do repertório de conhecimento e valores necessários ao processo de formação do sujeito autônomo, solidário e colaborativo, elementos fundamentais para a construção do seu projeto de vida. Essas disciplinas estão previstas no currículo das escolas de tempo integral, além daquelas ofertadas seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.