FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

14.10.2020


Coopeducar completa 20 anos de atividades em Venda Nova do Imigrante

Hoje, após duas décadas de trabalho, a cooperativa educacional reúne 412 cooperados e, aproximadamente, 250 alunos, divididos entre as etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

 

Neste mês de outubro, a Cooperativa Regional de Educação e Cultura Saber, de Venda Nova do Imigrante (Coopeducar), celebra 20 anos de atividades, aliando ensino e cooperativismo, formando jovens com excelência em conteúdo e cidadania. Fundada no ano 2000, a instituição surgiu a partir de uma reunião de pais que tinham o objetivo de oferecer uma educação de qualidade para seus filhos no município. 

 

Hoje, após duas décadas de trabalho, a Coopeducar reúne 412 cooperados e, aproximadamente, 250 alunos, divididos entre as etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nas palavras do diretor da instituição, José Adelso Viçosi, o cooperativismo foi e é essencial na trajetória de sucesso da Coopeducar.

 

“A trajetória da Coopeducar sempre deverá ser vista como uma trajetória de sucesso. Quando observamos nas paredes da escola as fotos dos alunos que por aqui passaram e que hoje estão pelo mundo afora, cada um em diferentes profissões e contribuindo para tornar o mundo melhor, nos faz acreditar que o ideal cooperativista jamais pode ser abandonado”, disse José Adelso. 

 

Ainda segundo o diretor, a escola Coopeducar não se deteve somente em transmitir conhecimento, mas, acima de tudo, trabalhar os valores essenciais para o crescimento do aluno enquanto ser humano. “Como bem destaca o hino da Coopeducar: ‘É preciso cooperar para o mundo melhorar’. Acredito que nossos alunos têm colocado em prática este ensinamento que receberam”, completou.

 

Para o presidente da Coopeducar, Evandro Soncim, a instituição é parte da história de Venda Nova. “É um prazer enorme estar como presidente neste ano de 2020 em que a Cooperativa completa 20 anos de história de muitas lutas e de muita garra. Não podemos comemorar presencialmente, mas temos que divulgar para nossos cooperados e para a população de Venda Nova. São 20 anos, com toda uma historia de luta e vitória. Essa é a história da Coopeducar, uma história de vitória, uma história de educação de qualidade para os filhos dos nossos cooperados e para toda a população do município”, considerou Soncim.

 

Luta e sucesso
João Fábio Zandonadi participou de todo o processo de construção da Coopeducar desde as primeiras reuniões e, durante os 20 anos, acompanhou de perto a evolução da instituição. “Construímos o primeiro andar, que seria a base da escola, e começamos com 80 alunos. Tivemos uma grata satisfação de ter bons professores, bons diretores e os pais ajudaram muito. Pensamos na educação dos filhos que, para nós, seria mais importante do que qualquer coisa econômica”, disse João Fábio. 

 

De acordo com Zandonadi, alunos que concluíram os estudos na Coopeducar, foram para fora e, hoje, retornam como profissionais formados e atuantes no município. “Temos muitas turmas formadas como médicos, engenheiros, administradores, professores e várias profissões que nos alegram muito. Eles voltaram para Venda Nova e estão trabalhando e trazendo muito conhecimento para vários setores como agricultura, comércio e serviços. O mais importante para nós foi trazer uma boa educação para Venda Nova. Valeu a pena! A Coopeducar foi e continua sendo muito importante para Venda Nova”. 

 

Para João Fábio, o futuro da Coopeducar é seguir o caminho que trilhou até aqui, proporcionando educação de qualidade e formação humana. “Para o futuro, continuar e ampliar o trabalho desenvolvido até hoje. A gente percebe que os pais ficam muito gratos quando os filhos se formam porque sabem que não irão ter problemas lá na frente. A educação básica é muito importante. A prova está aí com vários alunos formados com sucesso total. A nossa base é excelente, não só em conteúdos, como em ser humano”, concluiu Zandonadi.

 

Uma das primeiras reuniões para a criação da Coopeducar. 

 

Primeiras turmas de alunos da Coopeducar.

 

Início das obras para contrução da estrutura física da Coopeducar na Vila Betânea.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.