FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Saúde

Saúde

21.10.2020


Outubro Rosa: prevenção e bons hábitos podem evitar o Câncer de Mama

Mesmo com as restrições da pandemia, as equipes de Saúde de Venda Nova estão orientando, realizando exames e consultas com as mulheres do município

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

 

No mês de outubro as atenções estão voltadas para a saúde da mulher. A campanha do Outubro Rosa vem com o objetivo de mobilizar para a prevenção do Câncer de Mama e para a adoção de boas práticas que diminuem os riscos da doença. Mesmo com as restrições da pandemia da Covid-19, as equipes da Saúde de Venda Nova estão mobilizando e alertando as mulheres do município.

 

A saúde da mulher deve ser prioridade durante todo o ano. Para fortalecer essa cuidado, a campanha do Outubro Rosa está voltada à conscientização da prevenção contra o câncer de mama, que é o tipo mais comum dessa patologia  entre as mulheres em todo o Mundo, representando quase 30% de todos os câncer que acomete as pacientes.

 

Segundo a médica da família, Camila Altoé Barros, as taxas de mortalidade são altas, porque ainda a doença é diagnosticada em estágio avançado, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Os fatores de risco para se desenvolver o câncer de mama são fatores hormonais e história familiar e os fatores ambientais que são as condições que podemos modificar. Neste ano, o Inca está chamando a atenção para a prevenção do câncer pela alimentação, nutrição e atividade física que na realidade previne cerca de 20 tipos de câncer não só o Câncer de mama”, explicou Camila.

 

Com base nos dados do INCA, 28% dos casos de Câncer de Mama podem ser evitados com alimentação mais saudável, atividade física, evitando o consumo de bebida alcoólica e cigarro.

 

Sintomas

A médica da família reuniu os principais sintomas que devem ser observados. “Presença de caroços na mama; pele da mama vermelha; alteração no formato da mama e do mamilo; caroço na axila; secreção saindo pela mama; pele enrugada com aspecto de casca de laranja. Em estágio mais avançados, podem se desenvolver feridas na região,” pontuou.

 

 Caso, alguns desses sinais seja percebido, é indicado procurar a unidade de Saúde mais próxima.

 

Prevenção

“O diagnóstico precoce garante tratamento e maior chance de cura. Por tanto, examinar as mamas, conhecer as mamas, caso notar alguma alteração procurar o profissional de saúde. Embora raro, homens também podem ter câncer de mama. Caso notar algum caroço, secreção saindo do mamilo ao aumento das mamas, procurar um médico”, reforçou Camila.

 

A mamografia é um importante meio de diagnóstico caso apresente algum sinal. Por tanto, nas idades entre 50 e 69 anos é indicada a mamografia para todas as mulheres e aqueles que tiverem um caso de Câncer de Mama na família, a partir dos 35 anos, uma vez por ano. 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.