FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

06.11.2020


Empresário e ex-deputado Camilo Cola recebe homenagem do Ministro da Infraestrutura

 

 

 

 

Na manhã desta quinta-feira (05) o empreendedor, criador do Grupo Itapemirim Camilo Cola foi homenageado pelo governo federal, através do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes com a Medalha Mauá, condecoração do Ministério.

 

Nascido em Conceição do Castelo (ES), Camilo Cola se alistou no Exército aos 18 anos e integrou o pelotão de combatentes da FEB, que lutou na 2ª Guerra Mundial e entrou para a história após expulsar os alemães de Monte Castello, no Norte da Itália, em 1945. Ao retornar ao Brasil, Camilo conseguiu um empréstimo para comprar seu primeiro caminhão dando início a uma das maiores empresas de transportes do Brasil, a Itapemirim, criada oficialmente em 1953.

 

O Ministro Tarcísio durante conversa com os presentes relatou de sua infância, e se emocionou ao lembrar do ônibus que fazia parte de sua rotina. "Camilo Cola é uma lenda. Muito fez pelo setor de transportes. Visionário, grande brasileiro e não seria possível o Senhor vir aqui e não ser homenageado".

 

Em suas redes sociais o Ministro disse: “Dois perfis que tenho profunda admiração e respeito: pioneiros do empreendedorismo nacional e heróis da Força Expedicionária Brasileira que combateram na 2ª Guerra. Hoje tive a honra de entregar a Medalha do Mérito Mauá, honraria máxima do @MInfraestrutura, a um homem que reúne estes dois predicados: Camilo Cola. Ex-pracinha e fundador do Grupo Itapemirim”.

 

Camilo Cola falou sobre a alegria ao receber a condecoração. “É uma honra receber essa homenagem do Sr. ministro, como reconhecimento a minha contribuição ao país”, relatou o empresário e político.

 

O deputado federal Evair de Melo, foi o responsável pela intermediação entre o ministério da Infraestrutura e o empresário e político Camilo Cola. Evair não pode estar presente na homenagem, mas, não deixou de falar sobre o amigo por quem tem tanto carinho e admiração.

 

“São 97 anos de uma linda história de vida. Momento de grande felicidade para todos nós capixabas, temos muito orgulho de Camilo e dos grandes feitos realizados pelo empresário. Além de amigo e empresário, Camilo é um exemplo de força, empreendedorismo e entre tantas outras qualidades que não conseguimos aqui descrever. Sua alegria e energia nos motiva”, declarou Evair de Melo. 

 

 

Camilo Cola

De origem pobre, filho de Pedro Cola e Virgínia Sossai ambos imigrantes italianos, foi lavrador, lavador de carros e aos dezoito anos foi combater na Itália junto com a FEB. Quando voltou, seu amigo Fued Nemer foi providencial ao emprestar-lhe[1] a quantia necessária (empréstimo pago religiosamente em dia) para comprar seu primeiro caminhão, dando início ao império a que veio a se tornar o Grupo Itapemirim.

 

Em 2006 venceu a disputa para deputado federal pelo estado do Espírito Santo.

 

 

Com informações do Deputado Federal Evair de Melo.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.