FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Agronegócio

Agronegócio

10.11.2020


Pela primeira vez, café de Venda Nova vence um dos principais concursos de qualidade no mundo

 

 

 

 

Entre 30 cafés especiais, o lote cultivado pelo jovem de 20 anos, Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Sousa, no Sítio Escondica, em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas do Espírito Santo, destacou-se e foi o campeão do Cup of Excellence – Brazil 2020, um dos principais concursos de qualidade para o produto no mundo, que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

 

O jovem, com formação em técnico agrícola, é debutante na competição e vem de uma família cafeeira de pequenos produtores, que há anos se dedica ao cultivo de cafés descascados nas montanhas capixabas. Em depoimento à Revista Safra ES, o ele comentou o resultado:

 

“Foi uma conquista muito grande para a gente, pois sabemos a importância e o tamanho desse concurso e, também, a importância do pequeno agricultor familiar chegar ao topo. Isso mostra que todos os pequenos produtores da região de Montanhas Capixabas são capazes. Nós temos um potencial muito grande na nossa região”, considerou Luiz Ricardo.

 

Pimenta ainda reforçou que todos os agricultores e produtores de café tem potencial para alcançar bons resultados e importância das parcerias. “É a simplicidade, é o cuidar com amor, valorizar o produtor que você tem nas mãos. A nossa região tem pessoa qualificadas para dar assessoria e, por trás desse café que hoje e ganhador do título, tem sim o Ifes e pequenas empreas que estão sendo formadas dentro do nosso município que assessoram e fazem todo um trabalho bem feito”, disse.    

 

Vanusia Nogueira, diretora da BSCA, salientar os produtores jovens que estão se engajando no setor. “Essa é uma característica fantástica que temos conseguido introduzir e desenvolver nos cafés especiais. Uma geração super jovem, seguindo os passos dos pais no café e na vida, fomentando a sucessão no campo, entrando com valores e princípios, a fim de vencer e conquistar novos espaços. Isso é um motivo de muito orgulho a nós, que vemos essa nova geração chegando, capacitada e qualificada, para podermos passar o bastão para ela continuar flamulando a bandeira da qualidade excepcional dos cafés do Brasil”, comemora Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

 

A agricultura familiar e a estreia no Cup of Excellence também são características de Evandro Passos Clementino, que obteve o segundo lugar no concurso, com os 89,71 pontos obtidos por seu café cultivado no Sítio Boa Vista, em Cambuquira, na Denominação de Origem da Mantiqueira de Minas. Os outros 28 vencedores vieram de seis origens produtoras: Matas de Minas, Sul de Minas, Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, Chapada Diamantina (BA), além da DO Mantiqueira de Minas e das Montanhas do ES.

 

Leilão dos vencedores

Os 30 vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2020 participarão de um disputado leilão internacional, via internet, no dia 10 de dezembro. Os preços alcançados nesses pregões vão bem além do mercado convencional, como o exemplo do campeão da competição em 2018, que obteve o maior valor pago por uma saca (60 kg) de café no país: R$ 73 mil. Já os cafés que receberam nota entre 86 pontos até o 30º ganhador foram considerados “Vencedores Nacionais” do concurso e estarão à disposição para aquisição em uma plataforma de venda on-line, entre os dias 8 e 30 de dezembro.

 

 

Com informações do site da Revista Safra ES.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.