FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

12.01.2021


CREAS de Venda Nova realizou mais de 500 atendimentos à população em situação de rua em 2020

O CREAS do Município oferece apoio às pessoas em situação de rua, fornecendo café/lanche, almoço, banho, roupas, passagem e kit higiene

 

 

 

Abordagem social realizada pelo Creas em Venda Nova.

 

A população de rua é crescente em todo o país e, em Venda Nova, não é diferente. Seguindo as diretrizes da Assistência Social, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), desenvolve o serviço de abordagem e acolhimento a usuários nessa situação.

 

No ano de 2020 o CREAS realizou 548 atendimentos, sendo 151 durante as abordagens sociais nas ruas e espaços públicos. Desses, 270 foram atendimentos de pessoas que estavam pela primeira vez no município. A maioria dos usuários atendidos estavam de passagem e, apesar de terem família, não demostraram interesse em retornar para suas casas.

 

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Maria Costa Falqueto, a melhor forma de colaborar com as pessoas em situação de rua é não dar esmolas. “Pedimos a colaboração da população para que encaminhe os usuários para o CREAS para atendimento adequado de cada caso. Muito importante também não dar esmolas, pois a mesma contribui para a manutenção das pessoas nas ruas, expostas à qualquer tipo de violência e até à dependência química”, explica.

 

A secretária ainda pontua que no período do verão o fluxo de pessoas em situação de rua aumenta. “É notório o acréscimo no volume de pessoas em situação de rua que passam por nossa região nesta estação do ano, uma vez que nosso município é localizado as margens da BR 262, e em muitos casos o destino final desses é o litoral sul”, explica. 

 

O CREAS do Município oferece apoio às pessoas em situação de rua, fornecendo café/lanche, almoço, banho, roupas, passagem e kit higiene. Além disso, são realizadas ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.

 

Telefones de contato CREAS: (28) 3546-3119 / (28) 99927-4158

Endereço: Avenida Domingos Perim, 664- Bairro Vila da Mata, próximo ao Centro de Referência de Assistência Social CRAS e a Unidade Básica de Saúde da Vila da Mata.

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h.

 

Confira nas imagens como é realizado o serviço de acolhimento e abordagens à população em situação de rua em Venda Nova do Imigrante.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.